Três palavras podem construir ou quebrar um motel – (POP) Procedimentos Operacionais Padrão. Quanto maior a organização, mais importantes se tornam os POP. Até mesmo hotéis boutique individuais ainda são grandes o suficiente para exigirem que os POP funcionem com a eficiência ideal. Neste artigo veremos a sua importância, fique conosco!

A importância do POP

Na verdade, redes e marcas sem os procedimentos operacionais padrão de motel provavelmente não terão sucesso. É uma regra? Sim e não. Saiba o por quê.

Contudo, o ponto aqui é curto e direto – tenha um POP em seu motel para literalmente tudo.  Porém, se ainda não for o caso, comece a implementá-los agora para garantir que seu motel esteja pronto para o sucesso.

Desta forma, assim como as crianças precisam de disciplina em suas vidas diárias para amadurecer e se tornarem adultos estáveis, os motéis precisam de estrutura para funcionar com eficiência máxima. Além disso, os POPs afetam não apenas os procedimentos, mas também a equipe.

A falta de estrutura resulta em caos, o que gera em membros estressados que permanecem infelizes no trabalho e, portanto, terão um desempenho abaixo do ideal.

Assim, o trabalho nunca está totalmente concluído no setor de hospitalidade. No entanto, melhorias sempre podem ser feitas e as tendências estão sempre mudando. Aliás, tudo o que podemos fazer é tentar o nosso melhor, manter-nos atualizados, implementar e atualizar constantemente o POP.

Maneiras que os POP podem melhorar as operações

Veja abaixo:

Duplicação

Por que perder tempo e energia re-ensinando, ou mesmo reinventando a roda? Na verdade, a consistência é a melhor amiga do motel, permitindo que a gerência transmita instruções simples e fáceis de seguir sobre procedimentos que já funcionam.

Assim, os motéis que unem marcas ou fazem parte de um portfólio compreendem muito bem os benefícios da consistência. Por isso, mesmo que seu motel não faça parte de uma marca, ainda existem POPs conhecidos no setor que você pode adotar e implementar em sua propriedade para economizar recursos e causar uma dor de cabeça.

Porém, para que isso funcione melhor, certifique-se de que os procedimentos operacionais padrão de seu motel estejam:

  • bem escritos;
  • disponíveis em todos os idiomas falados pela maioria dos membros de sua equipe;
  • com um fluxograma visual claro ou ilustrações.

Controle de qualidade do POP

Se todos estiverem limpando, inspecionando e geralmente operando com os mesmos procedimentos, o nível de qualidade desejado pode ser controlado. Assim, erros e variações ocorrem quando não há um procedimento padrão e é quando surgem problemas de atendimento ao cliente.

Além disso, quando surgir um problema de controle de qualidade, você poderá determinar a origem do problema. Por exemplo, se o problema em questão é que o chuveiro não atende às expectativas do hóspede, é assim que será resolvido:

>>> Porque o responsável do quarto fez um trabalho ineficiente com base no POP?

>>> Porque o POP está desatualizado?

>>> Existem métodos melhores para limpar um chuveiro agora?

Agora é uma solução simples é: bater um papo com o membro da equipe ou criar um POP novo e aprimorado. Esta mesma ideia pode ser aplicada a todas as áreas do motel.

Maior desempenho

Quando os membros da equipe sabem especificamente o que é pedido para eles, têm a oportunidade de brilhar. Assim, rotinas padrão permitem previsibilidade. Porém, quando um procedimento é estabelecido passo a passo, não há razão para que um membro de equipe competente e ambicioso não possa se tornar um especialista na tarefa.

Desta forma, você pode até descobrir quais membros da equipe são cheios de inovação e criatividade, porque eles virão para a gerência com sugestões sobre como aprimorar os POPs em seus departamentos.

Além disso, quando a equipe não tem certeza do que exatamente está sendo solicitado, alguns vacilam e apresentam resultados abaixo da média. Por outro lado, quando a equipe tem todas as ferramentas disponíveis para desempenhar suas funções na perfeição, haverá mais do que alguns que aprendem cada habilidade e a executam com excelência.

Assim, para aqueles que não têm desculpas você pode pensar em uma estratégia diferente.

Produtividade e gestão de desempenho

O POP torna a avaliação de funcionários agradável e simples. Assim, faça com que a descrição do cargo de cada colaborador seja escrita em detalhes, mantendo-os como sua grade de POP principais. Dê a cada membro da equipe um nível-alvo de resultados para sua responsabilidade de cargo.

Viu? Agora é simples e rápido determinar o nível de produtividade em cada POP por membro da equipe. Naturalmente, leve em consideração quais deles são mais importantes e avalie o membro da equipe com base em suas habilidades. Em seguida, passe para as tarefas menos importantes.

Além disso, isso também pode ser usado como uma referência para encorajar melhorias ao longo do tempo. Talvez se espere que os membros da equipe atinjam apenas uma produção mínima por POP. Porém, com o tempo essa expectativa aumenta, junto com as habilidades do indivíduo. Isso também pode ajudar na hora de decidir quem promover e quando.

Crescimento e POP

O crescimento está ligado à consistência. Quando seu motel atingir a eficiência máxima utilizando POP, você poderá avaliar seu crescimento e duplicar todo o processo na próxima propriedade inaugurada.

Assim, se cada POP for detalhado e escrito em algum lugar, todos esses materiais podem ser reunidos e replicados para a nova propriedade, economizando uma quantidade incrível de recursos.

Desta forma, semelhante à forma como você pode comparar os membros da equipe entre si, você pode usar os procedimentos operacionais padrão do motel para comparar as propriedades umas com as outras.

Além disso, quando o seu motel funciona bem internamente, isso fica evidente e os hóspedes podem sentir isso. A energia de um motel calmo e bem organizado é agradável e relaxante para os hóspedes. A energia de um motel caótico e passageiro é frenética, apressada e nada relaxante.

Por isso, sente-se com a equipe de gerenciamento e desenvolva ou adote um POP para cada pequeno procedimento.

Não há tempo a perder se ainda não for o caso do seu motel. Assim, se o seu motel precisa de direção e liderança quando se trata de implementar os procedimentos operacionais padrão, continue acompanhando nossas seções sobre gestão de hotelaria.

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