5G em motéis é a próxima geração de tecnologia de rede sem fio que irá alimentar a inovação e transformar a maneira como vivemos, trabalhamos e nos divertimos. Veja neste artigo o que é a 5G e de que forma a sua implementação poderá afetar a indústria.

Neste artigo, descreveremos exatamente o que são essas novas tecnologias e o que elas significam para a indústria moteleira. Em apenas alguns minutos, você terá as respostas às suas perguntas sobre 5G vs. 4G e novos insights sobre WiFi 6 para que você possa ter certeza de que seu motel tem a infraestrutura de tecnologia que os hóspedes esperam.

Como funciona o 5G?

As redes 5G podem ser construídas de diferentes maneiras a partir de várias bandas do espectro de comprimento de onda: banda baixa, banda média e banda alta.

Assim, as frequências de ondas milimétricas de banda alta têm maior largura de banda disponível para transportar mais dados em áreas urbanas densas. Porém, exigem que os locais de celular estejam próximos e tenham penetração limitada em edifícios.

5G vs 4G

Qual é a diferença entre 5G e 4G?

Com a 5G, grandes quantidades de dados podem ser transmitidas com mais eficiência do que 4G. Assim, isso significa downloads mais rápidos e suporte para mais dispositivos conectados do que nunca.

Mas, o que 5G em motéis significa para nós?

A quinta geração (5G) de tecnologia de rede tem o potencial de beneficiar tudo, desde entretenimento (via mobile) até segurança pública. Com o tempo, espera-se que o 5G ofereça velocidades de download mais rápidas, respostas em tempo real e conectividade aprimorada. Além disso, dará às empresas e consumidores o potencial de experimentar tecnologias novas e inovadoras.

Há quem diga que o ‘novo normal‘ em 2025 será muito mais voltado para a tecnologia, apresentando maiores desafios.

Atualmente, o 5G está disponível apenas em algumas cidades, mas espera-se que seja lançado em uma escala mais ampla em breve, embora não esteja claro exatamente quando.

Em teoria, a arquitetura de rede 5G exclusiva significa que não importa onde você esteja, você pode ter banda larga móvel ultrarrápida. Na prática, estudos mostram que a conexão 5G da vida real média não é muito mais rápida do que a 4G que está amplamente difundida hoje.

Novo normal na indústria de motéis

Uma pluralidade de especialistas acredita que uma mudança radical na sociedade mudará a vida para a maioria das pessoas. Ainda assim, uma parte acredita que a vida será melhor em um mundo de ‘tele-tudo’, onde locais de trabalho, saúde e atividades sociais melhorarão.

Entre as inúmeras mudanças que se observam, está o surgimento de:

  • uma “Internet das Coisas” (IoT) com sensores e dispositivos que permitem novos tipos de monitoramento de casa e negócios;
  • máquinas inteligentes de apoio de estoque, limpeza e logística;
  • dispositivos portáteis de detecção para segurança;
  • e uma nova classe de colaboradores de teleatendimento.

Além disso, esses especialistas prevêm a criação de:

  • sistemas de mídia social 3-D que permitem uma interação humana mais rica, agentes digitais mediadores;
  • busca e delivery; avanços em criptomoedas confiáveis ​​que permitem um maior número de colaborações ponto a ponto;
  • novas cadeias de abastecimento;
  • um mercado robusto de opções que permite aos proprietários criar cardápios personalizados, etc.

5G em motéis, como isso os afetará?

Como um moteleiro com visão de futuro, você sempre deseja estar ciente das últimas tendências do setor.

Assim, você faz os investimentos e atualizações necessários para garantir que seu motel esteja sempre à frente da concorrência, principalmente quando o assunto é tecnologia.

Porém, talvez você já tenha ouvido falar sobre 5G ou WiFi 6 e não tenha certeza de como eles se encaixam nas operações do seu motel. Desta forma, você pode estar se perguntando se essa nova tecnologia é cara ou se há alguma desvantagem.

Ou talvez você esteja se perguntando se 5G ou WiFi 6 são relevantes para o seu motel.

Se você não está muito familiarizado com 5G, tudo bem!

4G vs. 5G: onde estamos hoje?

Se o 5G tem tantas vantagens – e se já existe em algumas cidades – por que ainda não foi lançado em todo o mundo?

Existem duas razões principais para a implementação lenta: as caras atualizações de infraestrutura necessárias e a necessidade de dispositivos móveis compatíveis com 5G.

Porém, a mudança para 5G parece uma revolução tecnológica acontecendo em câmera lenta. Os fabricantes de aparelhos lançaram apenas alguns aparelhos compatíveis com o novo padrão.

Portanto, para tornar o 5G uma realidade, as operadoras de celular precisam atualizar as torres de celular que transmitem o sinal. Esse processo exige muito capital e leva muito tempo, por isso as operadoras não parecem ter muita pressa para fazer as mudanças.

Ao mesmo tempo, os fabricantes de dispositivos, como Apple e Samsung, precisam atualizar seus smartphones para ter compatibilidade 5G. Atualmente, apenas alguns smartphones podem usar uma rede 5G. Porém, quando as operadoras não estão atualizando as torres, os fabricantes hesitam em fazer as mudanças.

Assim, ouvimos muito sobre 5G por causa de sua velocidade. Se compararmos o 5G com o 4G, o 5G permite velocidades de download drasticamente mais rápidas e, no futuro, seu smartphone pode ser até 600 vezes mais rápido do que é hoje no 4G.

Na verdade, as velocidades 5G também serão vantajosas para qualquer dispositivo que use inteligência artificial. No entanto, alguns críticos são céticos sobre a segurança de frequência 5G.

O que o 5G em motéis significa para a indústria?

Apesar de muito burburinho na mídia convencional, o 5G afetará a indústria moteleira. Como moteleiro, você não precisa fazer nada para fazer upgrades relacionados especificamente ao 5G. Porém, pode descobrir que os hóspedes estão mais engajados com aplicativos de motel e menos propenso a pagar por acesso wi-fi quando eles têm internet em chamas em seus bolsos.

Assim, se seus hóspedes têm velocidades 5G em seus smartphones, eles podem baixar aplicativos móveis ou aplicativos da web como o Bitz Motel, super rápido. O que, sem dúvida, acelerará a adoção em áreas como o teclado móvel.

Se você tem o Bitz Motel, pode ver mais engajamento simplesmente porque os aplicativos são mais acessíveis. Os hóspedes não precisarão esperar um minuto enquanto o aplicativo carrega; ele aparecerá quase imediatamente.

Devido às altas velocidades da internet móvel, os hóspedes não dependerão tanto do WiFi do motel. Se o WiFi for gratuito, eles provavelmente ainda o usarão, mas se o seu motel cobra uma taxa pelo WiFI, por que um hóspede o compraria se ele tem uma velocidade potencialmente mais rápida no bolso?

Os motéis que cobram por WiFi devem considerar a eliminação da taxa, caso contrário, os hóspedes irão ignorar a conexão WiFi.

WiFi 6 é realmente mais importante do que 5G em motéis

Falando em WiFi, a internet sem fio também está prestes a receber uma grande atualização com o WiFI 6.

Assim, como o 5G vs. 4G, o WiFi 6 também é mais rápido – cerca de 30% mais rápido do que o padrão WiFi atual. Embora esse aumento de velocidade não seja tão dramático quanto a mudança de 4G para 5G, faz diferença para situações em que muitos usuários compartilham uma conexão WiFi, como em um motel.

Desta forma, à medida que adicionamos mais e mais dispositivos habilitados para Wi-Fi, um aumento na velocidade também ajudará os termostatos inteligentes, alto-falantes inteligentes e travas inteligentes do seu motel a ter um desempenho melhor.

Embora o 5G em motéis possa ter um impacto maior sobre os usuários individuais de smartphones, o WiFi 6 sem dúvida será um grande negócio para motéis – provavelmente um negócio maior do que o 5G.

Na verdade, muitos motéis têm má recepção de celular em pelo menos uma parte do complexo, portanto, ter WiFi forte é crucial para hóspedes e funcionários que usam qualquer tipo de software operacional de motel.

Enquanto o WiFi rápido é bom para streaming de filmes e chamadas de vídeo, os sistemas de motel também exigem WiFi confiável para operações suaves. Muitas propriedades agora têm tablets no quarto com plataformas como Bitz Restaurante que se conectam à rede WiFi de um motel + restaurante.

Um tablet permite aos hóspedes solicitar serviço de quarto, pedir algo para comer, bater papo em tempo real com a equipe do motel, encontrar respostas instantaneamente e enviar solicitações. Assim, tudo isso requer a rede WiFi do motel, não uma conexão de celular.

Com a tecnologia WiFi de ponta, os motéis podem construir um envolvimento mais forte por meio de tablets e aplicativos.

Veja também

Deixe um comentário