Se sua gestão habitacional tiver um número X de unidades, independente do tamanho, seu sistema precisa ser autogerenciado. Faz muito sentido. As pequenas associações de proprietários também precisam ser gerenciadas profissionalmente. Se você administra uma gestão habitacional, este artigo é para você. Veja como fazê-lo.

Se você administra uma gestão habitacional, sabe que será necessário algum esforço de sua parte. Assim, não é tão fácil quanto os profissionais fazem parecer. Na verdade, há muitas partes flexíveis e considerações que você deve levar em consideração.

Portanto, siga estas dicas para autogerenciar uma gestão habitacional com sucesso:

1. Manter registros de transações financeiras com diligência na gestão habitacional

Mantenha o controle de suas finanças da gestão habitacional. Na verdade, é uma parte importante do autogerenciamento. Além disso, uma associação comunitária é, antes de mais nada, uma organização empresarial.

Desta forma, ela obtém receitas e incorre em despesas. Assim, como qualquer bom negócio, seu condomínio deve registrar diligentemente todas as transações financeiras.

Por isso, você pode garantir relatórios precisos e acompanhar para onde seu dinheiro está indo. E claro, você pode determinar se o seu condomínio está em grande dificuldade financeira.

2. Monte uma equipe confiável

Um conselho de diretores é composto por membros da comunidade. Normalmente, isso significa ter pessoas um tanto inexperientes liderando a associação.

Ao formar sua equipe, é melhor recrutar residentes com pontos fortes em liderança, gerenciamento e planejamento. Assim, embora quase qualquer pessoa em sua comunidade possa concorrer a um cargo no conselho, são os membros que, em última instância, elegem os líderes. Além disso, considere a experiência e as qualificações ao votar.

3. Confie no aconselhamento profissional

Não seria ótimo se houvesse uma maneira de colher os benefícios de ser uma comunidade autogerida? Além disso, ao mesmo tempo, ter o apoio de uma equipe profissional ao seu lado? Felizmente, existe a possibilidade.

É extremamente benéfico trabalhar com a equipe de suporte, como um escritório de advocacia ou uma empresa de gestão financeira. Assim, o conselho de administração mantém todo o poder de decisão e não precisa passar por um administrador de propriedade para cumprir as metas.

Porém, ao mesmo tempo, o conselho pode utilizar a tecnologia e a experiência de administração para liberar algumas das responsabilidades administrativas.

Um dos principais benefícios de escolher uma equipe de suporte é o custo. Além disso, contratar uma empresa que forneça softwares de gerenciamento financeiro em vez de uma empresa de administração de propriedade pode economizar mais de 50% para sua receita.

As empresas que fornecem sistemas de gestão financeira usam tecnologia que os gestores de propriedade trabalham, porém você tem o poder nas mãos. Assim, mesmo com a metade do custo, algumas empresas de suporte ainda podem fornecer serviços como extratos eletrônicos, pagamentos online e aplicativos móveis.

4. Cumprir os deveres da diretoria

Quando você gerencia seu próprio condomínio, é essencial fazer o que o manual sugere. Na verdade, isso significa cumprir os deveres do conselho, como realizar reuniões, criar e aplicar políticas e preparar um orçamento.

Por exemplo, uma associação de proprietários não é uma desculpa para se reunir com seus vizinhos todo fim de semana para decidir como melhorar sua piscina comunitária.

Benefícios de um condomínio autogerenciado

Na verdade, o benefício mais óbvio de ter um condomínio autogerenciado é que os proprietários mantêm controle total sobre todas as decisões da associação. Eles administram todas as finanças, programam reparos de manutenção, escolhem os contratados e trabalham em projetos que consideram necessários para sua comunidade.

Desta forma, uma empresa de administração de propriedades pode tentar administrar uma comunidade única com uma abordagem padronizada, mas não existem duas comunidades iguais.

Assim, as pessoas que sabem das necessidades de uma comunidade são as pessoas dessa comunidade, então quem melhor para administrar isso?

Além disso, as empresas de administração de imóveis são caras. Ficar dentro do orçamento é extremamente importante para comunidades menores. Por isso, eles têm fundos limitados para trabalhar.

Para permanecerem eficazes, devem ser eficientes com dinheiro. Contudo, ao não contratar uma empresa de gestão, eles podem economizar milhares – senão dezenas de milhares – de reais todos os anos. É o dinheiro que eles podem investir na comunidade em reparos de manutenção ou novos projetos.

Além disso, das questões de orçamento, há também a questão de cronogramas. Em alguns casos, pode ser difícil entrar em contato com um gerente de propriedade quando você realmente precisa dele. Afinal, você não é o único cliente deles. Em uma comunidade autogerida, os residentes supervisionam a solução de problemas. Assim, você pode agir de forma rápida e decisiva no momento em que surgir um problema.

Tecnologia para empresas de gestão habitacional

Como vimos, sem um gerente de propriedade, deixa muita responsabilidade no ocupado conselho de administração. Na verdade, nem todo mundo tem tempo para assumir a responsabilidade de manter um condomínio bem-sucedido.

Especificamente, o gerenciamento financeiro pode ser um trabalho diário para controlar várias contas, emitir cheques, cobrar dívidas, equilibrar os livros e manter todos os registros financeiros. Além disso, do tempo que leva, o gerenciamento das finanças de um condomínio, mesmo que pequeno, pode exigir alguns conhecimentos de contabilidade.

Assim, trabalhar na área de administração de imóveis pode ser muito gratificante, mas também muito estressante, e a administração de condomínios tem seus próprios desafios.

Você é constantemente solicitado a realizar tarefas para manter a propriedade funcionando com eficiência. Além disso, você pode ser puxado em várias direções todos os dias, ao cumprir suas obrigações.

Resumindo, um dos melhores ativos que um gerente de propriedade pode ter é seguir adiante e sua comunidade estará esperando isso de você.

Seu sistema de gerenciamento está disponível como um recurso para os residentes. Porém, mas não se deve esperar que uma equipe esteja disponível 24 horas por dia, a menos que você esteja passando por uma emergência que ameace sua propriedade.

Se você gostaria de falar com a Bitz Condomínios para compreender como funciona a gestão habitacional de propriedade e discutir estes assuntos, não perca tempo e entre em contato com nossa equipe agora mesmo. Agende uma reunião!

Veja também

Deixe um comentário