Construir estratégias de marketing eficazes para seu motel com serviços selecionados tornou-se mais difícil do que nunca. Os hóspedes esperam experiências mais personalizadas a cada dia, compartilhando suas ideias nas redes sociais.

Desta forma, personalizar experiências para seus hóspedes não é muito fácil. Porém, para reservas de grupos existe o desafio adicional de atrair uma ampla gama de pessoas dentro do grupo.

Para manter o ritmo, os motéis estão enfrentando a necessidade de utilizar tecnologia que lhes permita segmentar os clientes de forma eficiente e oferecer melhores experiências. Assim, com as ferramentas e o direcionamento corretos, os motéis podem criar experiências personalizadas para seu público-alvo.

Para entender a melhor forma de abordar a clientela potencial, os gerentes começaram a construir modelos baseados em dados de seus hóspedes. Com isso, na tentativa de entender melhor quem são seus hóspedes e como melhor anunciar para eles.

Portanto, essas personas permitem que os motéis criem estratégias de marketing personalizadas que mais importam para seus negócios.

Definindo um hóspede de motel

Por que preciso de personas para um marketing de motel?

Embora possa parecer complicado, um hóspede é simplesmente um conjunto de biografias de personas com seus arquétipos de diferentes grupos sociais. Assim, isso significa que uma persona não está tentando representar um hóspede individual. Na verdade, eles são o resultado da análise de dados e insights de vários hóspedes ou usuários que frequentam seu motel.

Uma persona identifica segmentos de seu negócio por atributos comuns. Desta forma, você pode examinar a jornada padrão do hóspede como:

  • o tipo de estadia ou visita no motel;
  • experiência da visita;
  • avaliação pós-visita

Assim, você com base nessas informações pode otimizá-las para cada segmento. Isso ajudará você a melhorar a experiência do hóspede, maximizar a receita por hóspede, cultivar ótimas avaliações e ganhar reservas repetidas.

Motéis e experiência

Portanto, sem personas de hóspedes robustas, a maioria dos motéis tem um plano de marketing generalizado para todos. No entanto, embora seja útil ter esse plano, muitas vezes é muito generalizado. Criar uma experiência customizada torna-se quase impossível se você não tem os dados ou personas para entender o público que está tentando alcançar.

Contudo, os profissionais de marketing e moteleiros com visão de futuro estão encontrando maneiras de segmentar os clientes, criando experiências personalizadas em torno das preferências. Dessa forma, um viajante de negócios, por exemplo, recebe e-mails de boas-vindas muito diferente do que um visitante de fim de semana esporádico.

Os motéis precisam utilizar tecnologia que lhes permita segmentar clientes de maneira eficiente e proporcionar melhores experiências.

Desta forma, a capacidade de alcançar o público com a mensagem certa, no lugar certo e na hora certa permite que você cause um impacto forte e uma impressão duradoura. Assim, vai além das informações gerais que podem ser incluídas em seu plano de marketing atual.

É claro que é útil saber que o público-alvo mais engajado do seu motel no Twitter, por exemplo, são homens na casa dos 40 anos. Porém, o que queremos fazer é olhar além das estatísticas. Queremos lembrar que estamos fazendo marketing para seres humanos e, com isso, surge a oportunidade de entender quais experiências os movem, o que os motiva e onde buscam inspiração.

Encontre os dados para criar suas personas para motel

O processo por trás da criação de um hóspede é bastante simples. Em primeiro lugar, veremos as fontes de dados como análise de seu site, mídia social e CRM. Em seguida, adicionaremos uma história a esses dados com percepções qualitativas de sua equipe, comentários de hóspedes e planejadores.

Por fim, colocaremos todas essas informações juntas em um formato que os profissionais de marketing, proprietários, operadores e outras partes interessadas possam usar e entender.

1. Use o Google Analytics

A análise do seu site contém uma riqueza de informações sobre o que gera interesse em sua propriedade, como os hóspedes o encontram. Assim, são dados mais quantitativos.

Além disso, o relatório de interesse também fornecerá as categorias de afinidade de seus usuários, mostrando outros interesses comuns com base na atividade de navegação do Google.

2. Use Social Media Analytics

Embora você não possa isolar os usuários nas redes sociais que realmente visitaram ou pretendem visitar sua propriedade, observar o que segue usando análises de mídia social oferece uma boa visão.

Assim, você pode consultar informações sobre idade, localização e gênero na maioria das plataformas sociais, incluindo Facebook, Instagram e Twitter. Além disso, o Twitter fornecerá informações sobre a renda familiar e várias categorias de interesse.

3. Obter dados de CRM

Seu CRM contém uma mina de ouro de informações sobre estadias em sua propriedade. Portanto, analisar seus dados pode mostrar tendências que, de outra forma, você não teria notado. Por exemplo, talvez muitos dos hóspedes que o visitam venham de uma área específica da região.

4. Fale com a equipe

Eles são uma fonte tremenda de informações úteis no desenvolvimento de personas de seus hóspedes. Sejam elogios ou reclamações, o feedback deles é um ótimo ponto de partida para guiá-lo na compreensão do comportamento.

5. Analise as avaliações dos hóspedes do motel

Os comentários dos hóspedes são outra grande fonte de informações qualitativas, especialmente as motivações e frustrações. Nesse sentido, as críticas negativas costumam ser mais úteis do que as positivas. Assim, tente emparelhar esses comportamentos com os arquétipos de visitantes que você começou a configurar.

Pronto! Agora que você tem todas as informações sobre seus hóspedes, precisará organizá-las em um formato que sua equipe de marketing possa usar. Além disso, lembre-se destas dicas ao criar suas personas:

  • Comece pequeno – comece identificando 2-4 personas.
  • Concentre-se nas características típicas, em vez de tentar cobrir cada visitante que você encontrou.
  • Não fique muito preso aos rótulos usuais.
  • Lembre-se de que as personas são dinâmicas, não estáticas.

Os dados serão muito úteis para formar suas personas, mas não vão além. As informações qualitativas que você obteve conversando com sua equipe farão a diferença chave. Portanto, se você puder começar a inferir essas coisas e criar uma história para cada persona, estará no caminho certo para compreender melhor as reservas.

Agora você está pronto para aumentar as reservas com uma estratégia de segmentação inteligente.

E tem mais: o que sua persona de cliente deve conter

  • Localização
  • Idade
  • Gênero
  • Interesses
  • Objetivo principal (relevante para o seu motel)
  • Valores
  • Experiências anteriores com motéis
  • Problemas e frustrações ao reservar

Que dicas você daria a outros moteleiros para criar personas de clientes mais fortes para seus hóspedes? Deixe-nos saber nos comentários abaixo! Conheça o Bitz Motel, a melhor ferramenta de gestão moteleira do país!

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