Bem-estar significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Embora possamos provavelmente concordar que a pandemia aumentou a consciência geral e a preocupação com o “bem-estar” em geral, certamente se aplica à saúde mental e física, nutrição, sono e atenção plena. Assim, as viagens de bem-estar nos permitem administrar ou melhorar intencionalmente qualquer uma dessas qualidades de nosso bem-estar pessoal.
As pessoas estão enfrentando mais estresse, insônia, depressão e outros problemas de saúde mental do que nunca. A boa notícia é que a sociedade está se esforçando para dar mais reconhecimento e menos estigmatização às questões de saúde mental. Isso abre as portas para a autoajuda na forma de viagens de bem-estar.
O que são as viagens de bem-estar?
Podemos definir viagens de bem-estar como viagem que permite ao viajante manter, melhorar ou iniciar um estilo de vida saudável e apoiar ou aumentar sua sensação de bem-estar.
>>> Veja também: Novas oportunidades de receita em tempos desafiadores
Para ser mais claro, viagens de bem-estar não são o mesmo que turismo de saúde, que é viajar para receber tratamento médico para uma doença ou tratamento.
Existem dois tipos de viajantes de bem-estar
Um viajante de bem-estar “primário” é alguém que escolhe seu destino e atividades especificamente com o propósito de promover seu bem-estar pessoal. Assim, o foco principal da viagem é a melhoria do estilo de vida com alimentação saudável, atividades físicas e natureza.
Um viajante de bem-estar “secundário” também deseja incorporar esses elementos de autocuidado durante a viagem. Porém, o objetivo principal da viagem pode ser negócios ou apenas uma pausa na rotina. Assim, eles integram atividades de bem-estar em uma viagem com outro propósito principal.
É um equívoco comum que os viajantes do bem-estar são frequentemente vistos como mulheres, donas ricas, que passam férias em um spa apenas para tratamentos de beleza. Na verdade, viagens de bem-estar não são apenas para mulheres; os homens também querem melhorar seu autocuidado. E embora os resorts de bem-estar possam oferecer todos os tipos de tratamentos de spa, isso é apenas a ponta do iceberg.
O que mais são atividades de viagens de bem-estar?
A beleza desse gênero de viagem é que ela pode incluir inúmeras atividades, dependendo exatamente de qual elemento de bem-estar você deseja se concentrar.
Alguém que está controlando intencionalmente o estresse, a mudança ou a perda em sua vida pode praticar a arte para expressar seus sentimentos ou tentar práticas de tratamentos alternativos.
Outra pessoa que deseja aumentar a atenção plena e foco no trabalho ou estudo, pode dedicar tempo à autorreflexão, ioga e experiências naturais.
Quem luta com problemas de peso pode combinar atividades físicas com educação nutricional e aulas de culinária para ajudá-los a controlar sua relação com a comida.
Assim, as viagens de bem-estar podem incluir aventuras de alta adrenalina para aumentar a autoconfiança, como um curso de cordas ou escalada. Ou, se um sono melhor for necessário, a aromaterapia com óleos essenciais pode ser necessária.
Pode significar fazer caminhadas, andar de bicicleta ou remar ao ar livre, se seu hotel tiver essas condições.
As atividades de bem-estar são cada vez mais feitas sob medida porque as necessidades do mercado são muito diversas e continuam crescendo.
Por exemplo, podemos prever que as viagens de bem-estar aumentem em 8% ao ano.
Vale ressaltar que além de um desejo maior pelo autocuidado, a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade (e ESG) são fundamentais para o bem-estar nas viagens e no estilo de vida.
Uma vez que a natureza desempenha um papel importante em uma viagem autorregenerativa, os viajantes do bem-estar também querem deixar os lugares que visitam melhor do que quando chegaram.
As motivações para uma viagem de bem-estar podem ser tão variadas quanto as atividades realizadas, mas todas têm uma coisa em comum. A viagem de bem-estar é restauradora para a mente, o corpo e o espírito.
As 10 principais tendências de viagens para o bem-estar em 2022
Cada vez mais pessoas estão percebendo como é bom sair de férias e não precisar se preocupar com a rotina.
A indústria de viagens de bem-estar está em constante mudança e evolução. Novas tendências em viagens de bem-estar vêm surgindo há anos, e o setor deve movimentar bilhões até 2026.
Tendência # 1: retiros e tours de bem-estar em locais remotos.
Tendência # 2: plataformas digitais de viagens de bem-estar
Tendência # 3: centros de viagens de bem-estar
Tendência # 4: turismo de bem-estar com foco na sustentabilidade
Tendência # 5: viagens para eventos especiais e ocasiões
Tendência # 6: viagens holísticas para viagens de bem-estar
>>> Veja também: Os mais importantes KPIs para hotéis em 2022
Tendência # 7: turismo de bem-estar para mulheres
Tendência # 8: turismo de bem-estar para animais de estimação e demais amigos peludos
Tendência # 9: férias de bem-estar para toda a família
Tendência # 10: viagens de bem-estar para crianças
Tendência # 11: viagens para empreendedores
Assim, à medida que o bem-estar continua ganhando força em todo o mundo, as viagens para o bem-estar continuarão a crescer. Essas tendências continuarão a evoluir e novas surgirão.
>>> Veja também: Qual é a diferença entre CRS e PMS?
Portanto, quem busca o bem-estar não precisa se preocupar – existe turismo de bem-estar para todos!