.

Está na dúvida sobre quais canais de vendas escolher para o seu hotel? Não sabe o que deve ser analisado na hora de fazer a sua escolha? Pois saiba que essas são dúvidas comuns entre os gestores do setor hoteleiro e por isso vamos te ajudar a resolver essa questão de uma vez por todas.

Confira este nosso novo artigo e veja como escolher os melhores canais de vendas para o seu hotel.

O que são canais de vendas

O mercado hoteleiro é extremamente competitivo e chegar até os consumidores pode não ser algo fácil. Porém, uma boa maneira de fazer com que seu hotel, pousada ou hostel seja facilmente encontrado é apostar na diversificação dos canais de vendas.

Mas você sabe exatamente o que são os canais de vendas ou canais de distribuição? Pois bem, um canal de vendas é o meio pelo qual o hotel oferece seus serviços para os consumidores. 

Existem dois tipos principais de canais de vendas e entender como cada um deles funciona é importante na hora de definir qual modalidade você irá utilizar no seu negócio:

Canal de venda direto 

Um canal de venda direto é aquele que oferece o serviço do hotel diretamente para o cliente-final, sem a intermediação de terceiros.

Canal de venda indireto

Já o canal de venda indireto é aquele que envolve a parceria com outras empresas, que ajudam a oferecer os serviços do hotel para o consumidor-final. Na maioria dos casos, esses parceiros prestam assistência aos hóspedes e ajudam em seu atendimento.

Quais são os principais canais de vendas para hotelaria

Existe uma grande diversidade de canais de vendas no segmento de hotelaria. Nós destacamos abaixo os principais deles:

OTAs

A sigla em inglês OTA (Online Travel Agency) refere-se às agências de viagem online que comercializam hospedagem mediante uma comissão sobre o valor da reserva vendida. 

Como as OTAs investem muito em publicidade, usar esse canal de vendas ajuda a tornar a marca do hotel conhecida. Além disso, esses canais oferecem uma boa experiência de compra ao cliente, por tornarem possível ao usuário comparar as opções de hospedagem por preço e pela avaliação de outros viajantes.

Site com motor de vendas

O motor de reservas ou booking engine é um sistema de gerenciamento de reservas. Trata-se de uma  ferramenta  poderosa, simples e intuitiva que fica disponível para o cliente 24h por dia, 7 dias por semana. Com ele, o seu hotel vende diretamente para o hóspede, pelo próprio site ou usando as redes sociais, sem a necessidade de ter uma equipe física dedicada a isso.

Central de reservas

Uma central de reservas são vendas diretas não públicas. Esse canal oferece um alto nível de liberdade de negociação ao seu hotel, garante um melhor atendimento ao cliente e facilita a monetização do hotel.

5 dicas do que analisar ao escolher os canais de vendas do hotel

Escolher os melhores canais de vendas é um dos desafios dos gestores de hotéis, por isso abaixo nós listamos cinco dicas que ajudam nessa decisão:

1. Demanda do canal

No momento de escolha, é fundamental avaliar a demanda dos canais de vendas. Apesar do custo maior dos canais com mais demanda, é mais vantajoso vender através deles do que deixar os quartos vazios, afinal os custos fixos de uma ocupada são iguais aos custos fixos de uma UH desocupada.

Vale considerar que os canais com alta demanda são especialmente indicados para momentos em que seu hotel está com baixa taxa de ocupação.

2. Custo do canal

Taxas, comissões, custos de um channel manager para gerenciar os canais de venda, contratação de uma pessoas para administrar a distribuição nos canais de venda indiretos… Esses são alguns dos custos que devem ser levados em conta na hora de escolher entre um ou outro canal de venda.

 

new RDStationForms(‘blogpost-bitz-channel-e-bitz-engine-124fc1dd0e47778b9317’, ‘UA-142447516-1’).createForm();

 

3. Posicionamento na internet

No processo de escolha dos melhores canais de venda para o seu hotel, avalie quais aparecem em melhor posição nos resultados do Google quando você busca por hospedagem na cidade e na região em que sua propriedade está localizada. Os mais bem posicionados devem ter sua preferência na hora da decisão.

4. Recursos do canal

Outro ponto que deve ser levado em consideração na sua escolha por um canal de vendas são os recursos oferecidos por ele. Prefira aqueles que possibilitem a inserção de muita fotos e informações sobre o seu hotel. Quanto mais melhor!

Outra dica é: dê preferência aos canais que permitem ao hóspede deixar uma avaliação ou opinião sobre sua estada. Muitos hóspedes preferem ter acesso a essas informações antes de finalizar uma reserva.

5. Perfil do cliente

Por fim, para que se tenha sucesso em vendas, o seu hotel precisa escolher os canais de venda que mais interessam ao seu público-alvo. 

Em quais canais de vendas os seus hóspedes costumam pesquisar e comprar hospedagem? A resposta a essa pergunta é muito importante para a sua decisão.

Nosso conteúdo foi útil para você? Já está pronto para escolher os canais de venda que garantiram os melhores resultados para o seu negócio? Esperamos que sim!

E agora, que tal conhecer o Bitz Hotel e todas as soluções que ele pode oferecer para transformar a gestão da sua empresa de hospedagem? Acesse nosso site!

Veja também