Estratégia de turismo de inverno para hotéis na serra

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O que faz com que os hotéis vendam cada vez mais? Novidades! Por isso, o turismo de inverno é uma excelente opção para quem busca surpreender os hóspedes. 

Nesse sentido, como o inverno já começa nesse 21 de junho, é preciso correr atrás para aplicar todas as tendências da estação antes dos seus concorrentes.

Por outro lado, se você já estiver aplicando algumas estratégias, vale a pena reforçar suas ideias com o nosso conteúdo.

Então, antes de começar a aquecer suas vendas, entenda de maneira simples, como as pessoas são atraídas pelo turismo de inverno:

As reservas dessa época, geralmente são de uma ou mais pessoas que buscam realizar atividades específicas nessas condições climáticas, com noites mais longas e dias mais frios. 

Muitos hóspedes, por exemplo, gostam de aproveitar a serra no sul do Brasil, como na cidade de Canela no Rio Grande do Sul, que já oferece atrações propícias para a temporada de inverno. 

Nesse sentido, os hotéis localizados em serras ou próximos dessa região que faz frio nessa época, são destinos considerados perfeitos para os turistas de inverno, são exemplos:

  • Serra da Mantiqueira (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro). 
  • Serra Gaúcha (Rio Grande do Sul). 
  • Serra Catarinense (Santa Catarina). 
  • Serra do Mar (Paraná). 

Por isso, até mesmo governos, como de Santa Catarina, já elaboram campanhas turísticas que atraem as pessoas para hotéis fazenda, com quartos aconchegantes, com vista para a natureza montanhosa e comidas típicas da região como o pinhão. 

Assim, conseguimos perceber alguns recursos utilizados para chamar a atenção dos turistas de inverno, listamos aqui alguns pontos que você como hoteleiro precisa ter atenção:

  • Culinária da região, com pratos e bebidas quentes. 
  • Conforto térmico para quartos e demais ambientes compartilhados, como lareiras em salas. 
  • Pacotes para atividades na neve (artificial), ou festas típicas de inverno, como festivais de queijo e cafés. 

Dessa maneira, se você está em busca das estratégias de como aumentar seu número de hóspedes nesse inverno, continue lendo este material.

Temos as melhores dicas para você conquistar os turistas. Então, vem ler!

Transforme o seu hotel da serra no destino perfeito para turismo de inverno

À primeira vista, mais do que visitar um lugar novo no frio, a experiência de hospedagem que a serra pode ser incrível por diversos motivos.

Bem como, para entendermos a força que as lembranças da serra provocam nos hóspedes, veja como você pode ter oportunidades de venda nesse local e estação:

Conforme, dados da Secretaria do Rio Grande do Sul confirmam, em 2023 são esperados 2,3 milhões de turistas somente em Gramado no período de inverno. 

Além disso, notícia do dia 17 de junho (sábado), confirmou que a serra de Campos do Jordão manteve a taxa de ocupação da rede hoteleira da cidade em 90% durante o final de semana. 

Sobretudo, foi destacado no g1, que diversos locais ficaram lotados, sem nenhuma vaga, sendo que este índice deve se repetir em todos os finais de semana té o fim do inverno.

Ou seja, os turistas dessa estação gostam de aproveitar as características particulares da serra sempre que podem, como, por exemplo:

  • Arquitetura histórica do local. 
  • Comércio regional com comidas e bebidas típicas. 
  • Festas tradicionais como a da colheita em algumas cidades. 

Nesse sentido, pensando em como melhor atrair os turistas para o seu hotel, separamos 4 dicas que vão ajudar as suas reservas aumentarem.

Leia também: Lucre mais com Estrutura Tarifária no hotel.

Separe dicas para os seus hóspedes aproveitarem o comércio

É verdade que os turistas de inverno, procuram hospedagens na serra pela natureza do local e clima da região, porém, todo mundo gosta de comer bem e de levar uma lembrança da viagem. 

Por isso, é importante que o seu hotel se mostre preocupado com o roteiro do turista e separe algumas dicas para melhorar ainda mais sua hospedagem.

Indique lojas, cafés, restaurantes, bares, livrarias, entre outros locais que você souber que sejam estabelecimentos de qualidade da cidade.

Além disso, você também pode apostar em parcerias com negócios locais, promovendo sorteios, indicações premiadas, descontos e promoções para os hóspedes que consumirem na região.

Bem como, com essa atitude o seu hotel ajuda a reforçar a economia de todos, fortalecendo ainda mais a sua localidade como potência turística.

Leia também: Comunicação Omnichannel conquista os viajantes.

Faça eventos ou festas aproveitando seus espaços externos

Desde já, você também pode investir em festas típicas da época como festa junina, festivais do café ou do queijo (ou outro alimento que seja muito consumido na região).

Visto que, o valor cultural e a culinária local também atrai os turistas e fazem com que queiram voltar para os festejos nos próximos anos. 

Do mesmo modo, o seu hotel também pode proporcionar pacotes como ingressos para teatro, cinema, ou outro evento que estiver sendo bastante divulgado durante o inverno.

Leia também: 8 Táticas de como atrair hóspedes com reservas diretas para o seu hotel.

Tenha um cardápio ou indique locais com comidas típicas de inverno

Sopas, caldos, pinhão, quentão, entre outras comidas e bebidas típicas do sul e sudeste são esperadas pelos seus hóspedes.

Nesse sentido, quando os viajantes saem de férias, ou passam um final de semana na serra durante o inverno, não dispensam que o hotel prepare um bom cardápio. 

Portanto, o ideal é que você já tenha preparado um menu repleto de opções se tiver um restaurante no hotel.

Mas, se não for o caso, indique os melhores estabelecimentos próximos à sua propriedade para que os hóspedes possam degustar a culinária local.

Leia também: Tudo sobre automatizar operações hoteleiras com plataforma que integra todos os serviços.

Turismo de inverno: invista na divulgação da sua hospedagem

Além das dicas que listamos, é essencial que você divulgue a sua hospedagem com serviços e vantagens do seu hotel da serra.

Porém, não basta colocar todas as informações em um canal de venda digital, é preciso marcar presença nos meios de comunicação que possam influenciar os viajantes a escolherem sua hospedagem.

Por isso, crie conteúdo falando sobre os benefícios que o hóspede terá e esteja presente nas mídias:

  • Redes sociais. 
  • Anúncios patrocinados. 
  • Artigos de blog, se tiver um site. 
  • Vídeos que possam reforçar o valor da sua hospedagem, em seu site e demais redes. 

Dessa forma, você vai criar como é a sensação de viver a experiência com turismo de inverno, antes mesmo dos viajantes chegarem na serra.

Leia também: Meios de pagamento online: por que e qual oferecer no seu hotel?

Controle todas as suas reservas com mais agilidade!

Esperamos que tenha aproveitado as dicas que deixamos para movimentar ainda mais as suas vendas neste inverno. 

Mas, se você está pensando em como vai lidar com o aumento do cadastramento de hóspedes entrando a todo momento, veja em nosso material como podemos te ajudar.

Com esta planilha você garante maior controle sobre as reservas, sem depender de anotar tudo manualmente, com pilhas de papel. Baixe gratuitamente e teste no seu hotel da serra: