Seu hotel já investe em turismo corporativo? Se a sua resposta a essa pergunta é não, saiba que essa é uma ótima estratégia para atrair empresas e profissionais para o seu empreendimento. Além disso, manter boas taxas de ocupação mesmo na baixa temporada é algo mais do que inteligente.
O turismo para corporações é um dos nichos mais atrativos e lucrativos da indústria hoteleira. Congressos, conferências e feiras são apenas alguns exemplos de eventos relacionados a esse tipo de turismo que podem ajudar a alavancar o seu hotel.
Quer saber mais sobre turismo corporativo e ver dicas de como lucrar nesse mercado?
Então, continue a leitura e bons negócios!
Os diferentes tipos de viagens e eventos corporativos
Antes de começar a investir no turismo corporativo, você precisa saber que existem dois tipos de viagens corporativas:
- as individuais, nas quais os profissionais viajam sozinhos para reuniões e visitas aos clientes ou parceiros;
- e aquelas que têm como objetivo a participação em eventos, como feiras, exposições e congressos.
Além disso, é importante que você saiba que existem diferentes tipos de eventos corporativos que podem movimentar o segmento hoteleiro. Dentre eles estão:
Congressos: eventos de grande porte, com duração geralmente de uma semana e que atraem um grande público.
Feiras: reúnem várias empresas para demonstrarem seus produtos e serviços e atraem muitos visitantes.
Conferências: realizadas por grandes organizações, são mais formais, pois reúnem diretores e várias equipes de profissionais.
Treinamentos: podem ser uma excelente fonte de ocupação para hotéis, pois podem ser ministrados em diversos formatos, para pequenos, médios e grandes grupos.
Palestras: têm como foco reunir pessoas para ouvir um convidado ou figura de relevância em determinado assunto/profissão.
As vantagens de investir no turismo corporativo
O segmento de turismo corporativo é um dos que mais cresce no Brasil e seu potencial é gigante. Por isso, investir em atrair empresas e hóspedes que estão em viagem profissional apresenta uma real possibilidade de aumento no número de reservas do hotel e de crescimento dos lucros.
O turismo corporativo também favorece os hotéis que investem já que os eventos empresariais acontecem ao longo de todo o ano, sendo possível manter a taxa de ocupação do empreendimento elevada, mesmo na baixa temporada.
Há ainda outra vantagem financeira, em dar foco ao turismo corporativo: o turista corporativo gasta um ticket médio maior do que aqueles que viajam a lazer.
6 dicas para atrair clientes corporativos
Com a importância e as vantagens de investir em turismo corporativo, é fundamental que hotéis que querem aumentar seu faturamento e se destacar no mercado saibam como atrair clientes desse nicho.
Por isso, abaixo nós listamos algumas dicas que ajudam empreendimentos de hospedagem a conquistarem empresas e profissionais que viajam a negócio:
1. Entenda as necessidades do hóspede corporativo
Para atrair turistas corporativos, além de oferecer descontos e proporcionar bem-estar aos clientes, é importante que o hotel tenha a estrutura que esse perfil de hóspede busca e precisa.
Itens como:
- academia de ginástica;
- internet com boa velocidade e estabilidade na conexão;
- entradas para laptops e smartphones nos quartos e nas áreas comuns;
- disponibilidade de cabos USB e de tomadas bivolts – essenciais para esse tipo de hóspede.
2. Estabeleça parcerias com empresas
Uma boa forma de conquistar hóspedes que viajam a negócios é estabelecer parceria com entidades que promovem eventos regulares.
Por exemplo, entre em contato com associações, fundações e órgãos governamentais e veja se é possível criar um calendário de prospecção de acordo com as datas dos eventos programados.
No mais, fique de olho na agenda de eventos da sua cidade e região, e entre em contato com as entidades organizadoras das atividades.
3. Seja parceiro de agências de viagens
É comum que as empresas contratem os serviços de uma agência de viagens para cuidar da hospedagem de seus colaboradores. Assim, é interessante firmar parcerias entre o seu hotel e as agências de viagens.
Dessa forma, elas podem incluir seu empreendimento no pacote que será oferecido às empresas.
4. Realize eventos corporativos no seu hotel
Outra forma eficiente de atrair hóspedes do turismo corporativo é abrir as portas do hotel para a realização de eventos, como feiras, palestras e congressos. Isso porque muitas pessoas preferem se hospedar no mesmo local em que está sendo realizado o evento.
Para começar a realizar eventos corporativos no seu hotel, entre em contato com as empresas organizadoras dos eventos na sua cidade e proponha parceria.
5. Ofereça pacotes especiais para empresas e profissionais
As necessidades do turista corporativo, geralmente, não se encaixam nos padrões da maioria dos hotéis. Por exemplo, é comum que alguns profissionais precisem do hotel apenas para descansar por uma ou duas horas ou tomar um banho e trocar de roupa.
Então, que tal oferecer um serviço de hospedagem exclusivo para quem precisa passar apenas algumas horas no seu hotel?
6. Crie um programa de fidelidade para o segmento corporativo
Na maioria das vezes, se um profissional viaja a trabalho para uma determinada cidade, é provável que ele retorne em outras ocasiões. Por isso, os viajantes corporativos têm potencial de se tornarem clientes fiéis se gostarem do seu hotel.
E a dica aqui é: além de garantir uma boa estada, ofereça um programa de fidelidade, que dá vantagens e benefícios para os hóspedes frequentes.
Gostou do nosso conteúdo? Pronto para investir no turismo corporativo e atrair empresas e profissionais para o seu hotel? Esperamos que sim!
Para mais dicas e novidades sobre o setor hoteleiro, continue acompanhando o blog do Bitz Hotel.