Muitas vezes debatido, mas nessas oportunidades, um tema não muito aprofundado sobre a saúde do homem; novembro azul deve precisa ser marcado como um sinônimo de rotina de conscientização.
Nesse sentido, para ampliar o compartilhamento de informação entre colaboradores, colegas e até fazer com que nossos times levem esse conteúdo até seus familiares, a Bitz apoiou mais essa causa!
Bem como, sempre com o apoio do nosso time de Gestão de Pessoas, um momento de reflexão sobre autocuidado, hábitos saudáveis e dados sobre prevenção, diagnóstico e tratamento foi preparado.
Na semana passada, com uma palestra muito esclarecedora, uma profissional da Enfermagem com Especialização em Saúde e Educação da Polimed, tirou muitas dúvidas do nosso time.
Assim, além de falar sobre os tabus que envolvem o assunto, além disso, foram entregues flyers com muito conteúdo sobre o novembro azul.
Principalmente, comprovamos o que ela estava dizendo, porque até mesmo na internet, diversas notícias foram veiculadas na mídia ao longo do mês onze do ano.
“Pesquisa: 46% dos homens acima dos 40 anos vão ao médico apenas quando sentem algo“
Dessa maneira, com base nessa afirmação dos dados, oportunizamos nesse encontro com a palestrante um olhar de atenção para esse tema. Para incentivar que mais pessoas façam regularmente seus exames, e, não esperem pelo corpo dar sinais de alerta.
O cuidado com a saúde deve ser diário para salvar vidas
Em primeiro lugar, esses eventos que promovemos internamente, são pensando na saúde de maneira geral do colaborador.
Assim, podemos dizer que foi um momento de muita troca, em que os nossos colaboradores puderam até mesmo enviar dúvidas a palestrante por um formulário feito pelo time de Gestão de Pessoas.
Acima de tudo, essa foi uma tomada de iniciativa para que todos estivessem engajados em aprender mais sobre o tema.
Por isso, falar sobre o novembro azul é deixar cada vez mais claro, que o câncer de próstata é uma doença silenciosa, assim como o câncer de mama; e, que um diagnóstico precoce pode salvar muitas vidas.
No entanto, se compararmos essa campanha com outras ‘cores’ que aparecem em calendário de prevenção durante o ano, esta do mês de novembro ainda é bem recente no Brasil.
Isso porque, chegou há poucos anos, devido a uma parceria entre o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia.
Formas de manter-se saudável: saúde do homem, novembro azul e hábitos para praticar na rotina!
Sobre o conteúdo apresentado na palestra, podemos destacar as etapas complicadas que surgem com os sintomas, deixando o corpo e mente do paciente bastante fragilizado.
Alguns sinais, incluem:
- fluxo urinário fraco ou interrompido.
- sangue na urina e/ou no sêmen.
- excesso de micção na parte da noite.
- incontinência urinária.
Dessa forma, não foram poucas às vezes que a palestrante falou sobre: o estilo de vida, os hábitos que devemos ter no dia a dia e as maneiras de se manter com mais saúde com o passar dos anos.
Podemos destacar sobre a alimentação, hidratação e cuidados com o corpo:
- Evitar refeições processadas e industrializadas.
- Beber bastante água.
- Fazer refeições equilibradas.
- Praticar exercícios físicos.
- Além de evitar álcool e drogas.
Além disso, foi comentado sobre homens que estão na faixa de +40 anos e possuem histórico familiar, serem mais propensos a desenvolverem células cancerígenas.
Nesse sentido, vale o alerta de avaliar sua rotina diária, sua pré-disposição genética e a somatória de fatores, que podem influenciar para manter ainda mais os exames em dia!