Para uma perfeita concepção da estratégia de RevPar, contamos com diversos dados. Estes indicadores embasam e sustentam toda a estratégia da receita, conduzindo o hotel para um futuro mais seguro. No entanto, é notório que as escolhas desses indicadores podem variar de hotel para hotel. Portanto, a seguir, saiba tudo sobre RevPar e como calculá-lo.
Conhecendo os indicadores
Partindo de dados históricos, transformando-os em valores de desempenho, iniciamos um processo de avaliação. Naturalmente, tudo o que pode ser medido leva a um desempenho mais consciente e eficiente. Por isso, demonstraremos a seguir, os indicadores de desempenho interno e como funcionam.
Assim, esses indicadores nada mais são do que métricas de desempenho para um hotel. Desta forma, na indústria hoteleira, os indicadores permitem uma análise rápida para a tomada de decisões e objetivos claros bem definidos.
Além disso, compartilhar essas informações com os colaboradores, promove: missão, visão e valores.
Ok, e quais são esses indicadores de desempenho?
O RevPAR
Ela vem da expressão inglesa “Revenue per Available Room” ou Receita por Quarto Disponível – RevPAR. Trata-se de uma métrica usada no setor de hotelaria para medir o desempenho do hotel.
Assim, essa medição é calculada:
multiplicando-se a tarifa diária média de um hotel (ADR) por sua taxa de ocupação.
já, o RevPAR, também é calculado dividindo-se a receita total de quartos pelo número total de quartos disponíveis – no período que está sendo medido.
Principais vantagens
O RevPAR, reflete a capacidade de uma gestão hoteleira de preencher seus quartos disponíveis a uma taxa média. Mas, calma… um aumento no RevPAR não significa, necessariamente, maiores lucros.
Vamos compreender melhor a receita por quarto disponível, o RevPAR?
O RevPAR não considera o tamanho de um hotel. Portanto, ele sozinho, não é uma boa medida para ver um desempenho geral. Por exemplo, um hotel pode ter um RevPAR mais baixo, mas ainda tem mais quartos que geram receitas mais altas.
Além disso, o crescimento do RevPAR não significa que os lucros de um hotel estejam aumentando, como dissemos. Isso ocorre porque o RevPAR não usa nenhuma medida de lucratividade ou informações sobre os lucros.
Assim, focar apenas no RevPAR, leva a quedas, tanto na receita quanto na lucratividade. Muitos gerentes de hotel preferem usar a tarifa média diária como uma medida de desempenho. Isto porque, ela é a principal causa da ocupação do hotel.
Portanto, com quartos com preços precisos, a taxa de ocupação deve aumentar e o RevPAR também aumenta naturalmente.
Vamos a um exemplo de RevPAR
Por exemplo, um hotel possui um total de 150 quartos. Uma taxa média de ocupação está em 90%.
O custo médio de um quarto é de R$ 100, por noite. Assim, o gerente do hotel pode calcular o indicador da seguinte forma:
(R$ 100 por noite x 90% de taxa de ocupação) = R$ 90,00
Portanto, seria R$ 90,00, por dia. Encontrar o indicador mensal ou trimestral, basta multiplicar o diário pelo número de dias no período desejado. Assim, este cálculo assume que todos os quartos têm o mesmo preço.
É importante dizer que o gerente do hotel faz avaliações e decisões importantes com base nesse cálculo do RevPAR.
Mas tem desvantagens?
As desvantagens do RevPAR indicam outras métricas, com foco em receita, lucros e crescimento. Por exemplo, o TrevPAR (que é a receita total por quarto disponível), responde por toda a receita gerada pelo hotel. Além disso, ele inclui receitas de outras partes, como os restaurantes.
Também existe o ARPAR – a receita ajustada por quarto disponível – semelhante ao RevPAR. Porém, representa a receita e os custos por quarto ocupado.
E finalmente, tem o GOPPAR – o lucro operacional bruto por quarto disponível – um forte indicador de desempenho em todos os fluxos de receita, que incluem variáveis de quarto, como contas de internet.
Como você pode aumentar o RevPAR?
Na verdade, o RevPAR é muito importante. Mas como podemos aumentá-lo? Há muitas maneiras de fazer isso, incluindo melhores avaliações e mais visibilidade para seu hotel.
Para isso, existe a precificação dinâmica. Ter preços dinâmicos para o seu hotel não é tão complicado.
Já bem conhecido de todos os hoteleiros, existe:
- a Taxa de Ocupação (CCO);
- a Tarifa Média Diária (ADR);
- a Receita Média por Quarto Disponível (RevPAR).
Individualmente, revela poucas informações e tem grandes limitações na hora de gerar receita. Devemos levar em conta a profundidade de cada indicador, conhecer sua substância, a natureza dos dados com os quais trabalhamos.
Portanto, entender os resultados do hotel, com base em dados, métricas, cruzamentos, identificação de comportamentos ou tendências, é essencial para corrigir e apontar caminhos.
Assim, elaborar toda a estratégia de otimização de receita, impulsiona o crescimento de uma empresa. Na verdade, não é algo imediato ou demorado para ser executado. Todo o percurso deve ser avaliado criteriosamente e devem ser cumpridas as condições para que, pelo menos, os indicadores apresentados sejam devidamente calculados.
Resumindo mais ainda o RevPAR
Existem duas fórmulas que você pode usar para calcular o RevPAR:
Receita de quartos / Quartos disponíveis
Taxa média diária x taxa de ocupação
Desta forma, o RevPAR representa a receita gerada por quarto disponível, esteja ou não ocupado.
O RevPAR ajuda os hotéis a medir o desempenho de geração de receita para definir o preço dos quartos com maior precisão.
Mas, existem outras alternativas de RevPAR
Embora a popularidade do RevPAR no setor facilite a comparação dos valores de receita, surgiram métricas alternativas, para ajudar a medir o desempenho em termos de crescimento.
TrevPAR
Cálculo TrevPAR:
Receita total / Número total de quartos
Ele representa a receita total por quarto disponível que leva em consideração todos os pontos de venda, como spa, piscina e restaurantes.
ArPAR
Cálculo:
ADR (custos variáveis por quarto ocupado + receita adicional por quarto ocupado) x Ocupação
É uma ótima métrica para medir o desempenho do gerenciamento de receitas e a eficácia geral da política de preços de um hotel. Na verdade, ele é semelhante ao RevPAR, exceto que o ARPAR leva em consideração a receita e os custos por quarto ocupado.
GopPAR
Cálculo: lucro operacional bruto / quarto disponível
Trata-se do lucro operacional bruto por quarto disponível, como medida útil para proprietários de hotéis que buscam uma visão geral do desempenho.
OCC
É a taxa de ocupação, definida pela ocupação de um determinado número de quartos disponíveis durante um período de tempo, como uma porcentagem.
É calculado dividindo o número de quartos ocupados pelo número de quartos disponíveis.
ADR
É a diária média, praticada por quarto em um determinado período, obtido pela divisão da receita gerada no período pela quantidade de quartos vendidos.
CPOR
É o custo por quarto ocupado. Na verdade, este indicador auxilia no cálculo do custo médio por quarto ocupado. Desta forma, podemos determinar se os custos de operação por quarto são razoáveis, pois é um dado importante na estratégia de preços.
Este indicador é calculado pelo quociente do custo total do departamento de quartos dividido pelo número de quartos vendidos.
NRevPar
É a receita líquida por quarto disponível, mas deduzidas as comissões e demais custos de distribuição.
Este valor é então dividido pelo número total de quartos disponíveis. Portanto, este indicador é mais realista do que o próprio RevPar, pois demonstra mais claramente o aumento da eficácia das vendas.
Foco no cliente como um elemento proativo que gera receita
Compreenda os padrões de demanda hoteleira. Por isso, é importante que os hoteleiros entendam completamente os padrões de consumo dos seus hóspedes. Ao compreender os padrões de demanda, os hotéis podem implementar políticas de preços estratégicas. Assim, lhes permite cobrar mais do que seus concorrentes e ainda preencher os quartos.
Portanto, compreender a demanda também significa que os hoteleiros não precisam fazer descontos agressivos nos quartos durante os meses de baixa demanda.
Também ofereça uma experiência excepcional ao cliente. Na verdade, hoje, tudo se resume à experiência do cliente. Em um mercado altamente competitivo, eles esperam muito. Portanto, os hotéis que desejam cobrar um desconto, devem ser qualificados na prestação de serviços.
Além disso, isso significa que eles devem ser capazes de oferecer uma melhor experiência de hotel de forma consistente e sustentável. Caso contrário, a única outra opção é construir um serviço melhor, o que significa:
- spas mais sofisticados;
- móveis mais atualizados;
- serviços de excelência;
- automações
- etc.
Para aumentar a diária média, os hotéis precisam fornecer um serviço consistente em todos os pontos de venda. Afinal, a demanda impulsiona o ADR. Existem várias maneiras pelas quais um hotel pode escolher implementar um requisito de duração da estadia. Por exemplo, por meio de um determinado canal online ou pacotes promocionais de marketing.
Automação e RevPAR
Além disso, uma tendência emergente na indústria hoteleira é a capacidade de aproveitar a tecnologia. É entender melhor o comportamento do hóspede. As tecnologias reúnem dados como comportamento e atividade. Com isso, se criam modelos agregados que ajudam os hoteleiros a fornecer um serviço ao cliente melhor e mais personalizado.
Os hóspedes de hoje, não gostam de pegar o telefone. Com um aplicativo da web habilitado, pode-se interagir com os hóspedes digitalmente e em tempo real.
É uma vitória, tanto para o hóspede quanto para o hoteleiro, que consegue responder na hora ou fazer uma reserva online e sem ter que pegar no telefone.
Portanto, repetindo: tudo remonta à experiência do cliente.
Hoje, softwares de automação, como sistemas de gerenciamento PMS, ajudam os hotéis a melhorar significativamente a eficiência e oferecer uma experiência melhor e mais personalizada.
A competição hoje é acirrada e as demandas podem ser difíceis de acompanhar. Com sistemas automatizados, otimizam o RevPAR, ARPAR ou qualquer outra métrica.
Como vimos, são ferramentas valiosas de receita para analisar dados históricos, medir o presente e alinhar estratégias para o futuro. Este é apenas um guia dos indicadores essenciais para uma gestão correta.
Quer conhecer mais sobre outros indicadores para seu hotel? Então visite o blog da Bitz Hotel!