A diferença entre CRS e PMS estão entre as tendências recentes de tecnologia de hospitalidade empresarial que começam a quebrar as barreiras de longa data entre os sistemas de gerenciamento. Estes sistemas que tradicionalmente operavam semi isolados uns dos outros.
Assim, com a crescente convergência dos sistemas CRS e PMS em uma única plataforma unificada, que pode oferecer muitos benefícios para cadeias e hóspedes, resolve vários desafios que atormentam o setor há décadas.
Porém, para entender por que essa é uma tendência nova e empolgante, é importante primeiro entender como o software de hospitalidade era gerenciado no passado.
Quebrando as barreiras do passado
Uma empresa, dois sistemas de gestão. Nos últimos 50 anos, dois sistemas principais de software foram usados para gerenciar propriedades e operações de hotéis corporativos.
O Sistema Central de Reservas (CRS) ficava acima do nível da propriedade para gerenciar e distribuir disponibilidade, taxas e estoque (ARI) aos hóspedes por meio de vários canais.
Já o Property Management System (PMS), por sua vez, administra todas as necessidades de gestão no local (manutenção, POS, check-in/check-out, etc.).
Desta forma, esses sistemas operam separadamente um do outro, com sincronização regular necessária para combinar os dados entre os dois sistemas.
Esse tem sido o procedimento operacional padrão há décadas. Porém, apresenta muitos desafios e desvantagens.
Na melhor das hipóteses, isso resultaria apenas na duplicação de dados, em que os mesmos dados residem em vários bancos de dados. Na pior das hipóteses, os dados dos dois sistemas não sincronizam corretamente ou em tempo hábil, causando fragmentação de dados e discrepâncias entre os dois sistemas.
E qualquer número de influências pode causar sincronização inconsistente entre os dois sistemas. Assim, as limitações de tecnologia do passado tornavam difícil e demorado sincronizar grandes somas de dados. Além disso, os processos manuais levam à supervisão e erro humano, causando grandes discrepâncias de ARI entre os dois bancos de dados – discrepâncias que afetam diretamente a receita.
Hoje, CRS e PMS
Os avanços da tecnologia moderna estão mudando o jogo. Muitos fornecedores de software estão aproveitando a computação em nuvem para criar um único banco de dados unificado e plataforma de gerenciamento.
Desta forma, esta tendência crescente de convergência está fazendo com que as linhas entre CRS e PMS se tornem cada vez mais borradas, com todas as indicações apontando para uma mudança do paradigma dos dois sistemas.
Visão geral da convergência entre CRS e PMS
A duplicação e a fragmentação de dados são um grande problema. Isso pode causar inconsistências significativas com o ARI em diferentes canais de distribuição.
Além disso, visualizar o dilema da duplicação coloca o problema em uma perspectiva clara, com dados duplicados no CRS e no PMS para a maioria das principais funções do hotel.
A tendência de convergência remove essa barreira de duplicação e permite que hotéis e redes gerenciem todos os seus sistemas a partir de um único banco de dados de “ponto da verdade” para eliminar discrepâncias que esgotam as receitas.
Benefícios adicionais de CRS e PMS
Com os dados de todos os pontos de contato do hóspede encapsulados em um único repositório, é possível desenvolver perfis de cliente ricos e detalhados, permitindo que você entregue campanhas de marketing programáticas, ofertas e atualizações altamente direcionadas.
>>> Outro grande benefício da convergência de CRS e PMS, além de um único banco de dados corporativo é a separação do estoque interno e externo.
Com uma única visão de todo o estoque da empresa (e 0% de chance de discrepância), os hotéis podem começar a fornecer recursos de compras baseadas em atributos.
Assim, ao oferecer aos hóspedes a capacidade de criar acomodações sob medida a partir de uma lista disponível de atributos de propriedade, os hotéis podem ser mais competitivos do ponto de vista de valor e podem oferecer níveis mais profundos de personalização para seus hóspedes.
O panorama da tecnologia hoteleira
As centenas de ferramentas técnicas, diferentes gerentes de canal e sistemas de gerenciamento de propriedades na tecnologia de hotéis são avassaladoras.
>>> Quais são as vantagens e desvantagens de cada um? Quem são os grandes players? O que você precisa saber e por quê? Nós, da Bitz Softwares, explicamos os prós e os contras.
A maneira mais fácil de entender o panorama da distribuição é pensar em “onde você vai encontrar um hotel?”
A maioria das pessoas acessa o Google.
No Google, você pode acabar no booking.com ou pode acabar no Airbnb ou Trivago, certo?
>>> Leia também: Google Travel: reserva grátis para o seu hotel
Essa é realmente a maneira mais simples de explicar a distribuição. Existem muitos players e ainda mais plataformas diferentes. Porém, é apenas distribuição. Você pode reservar diretamente com o hotel ou indiretamente por meio de terceiros.
Por que um sistema PMS é o coração de um hotel?
O PMS é o coração do hotel porque é o principal sistema operacional.
Não é usado apenas para check-in e check-out.
O sistema PMS garante que todos os departamentos do hotel saibam como cuidar de seus hóspedes. De quem é o hóspede e de onde vem, às suas despesas no hotel.
>>> Repetindo: o sistema PMS é o coração da operação de qualquer hotel.
Mas, afinal: qual é a diferença entre Channel Managers (PMS) e Central Reservation Systems (CRS)?
Basicamente, não há diferença em termos da função de distribuição. O PMS e o CRS fazem a mesma distribuição, mas a distribuição é tudo o que um CM pode fazer.
E qual é a diferença entre um OTA e um CRS?
O CRS é um sistema de software que os hoteleiros utilizam para o seu marketing e distribuição online. Por outro lado, uma OTA (Online Travel Agency) é essencialmente um agente de viagens – um motor de reservas online.
É possível considerar um OTA como um dos principais concorrentes?
Sim, pois um OTA está se tornando um grande concorrente no duopólio do mercado, já que eles se tornarão mais integrados a todas as necessidades e desejos dos clientes.
Portanto, não apenas hotéis, mas também aluguel de automóveis, voos, restaurantes, passeios e atividades. No entanto, com um bom PMS, um hotel não precisa depender 100% de um OTA.
O futuro da gestão de hospitalidade
Muitas empresas já estão explorando a integração dos sistemas CRS/PMS/OTA em um único centro de gerenciamento.
Assim, isso resolve muitos dos problemas de gerenciamento de dados causados pela abordagem de sistema duplo dos últimos 50 anos, ao mesmo tempo que oferece maior inteligência para os hóspedes e novas maneiras de vender estoque.
Com isto, a abordagem de sistema único está pronta para ajudar a indústria da hospitalidade a otimizar melhor as receitas e elevar a experiência do hóspede – desta vez pelos próximos 50 anos.
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