A sustentabilidade e a preservação da natureza são temas muito atuais. E já é consenso que há a necessidade de conciliar os avanços tecnológicos e os bons resultados econômicos com ações amigas do meio ambiente. 

No ramo hoteleiro, uma tendência que vem ganhando espaço é a dos hotéis sustentáveis, que atraem um público preocupado com o futuro do planeta e que tem cada vez mais consciente de sua responsabilidade com a natureza.

Neste artigo nós explicamos o que é um hotel sustentável, porque considerar adotar esse modelo de negócio e como criar esse tipo de empreendimento. Confira!

O que é um hotel sustentável? 

Hotel sustentável é como são definidos os hotéis que têm se adaptado ao modelo de negócio eco-friendly. Nesse tipo de hotel são adotadas alternativas de consumo e interação com o meio ambiente que têm como compromisso causar os menores prejuízos para o meio ambiente.

Por que ser um hotel eco-friendly? 

Apesar das constantes ações que visam alertar para a necessidade de preservar o meio ambiente, muitos empresários ainda acreditam que adotar alternativas eco-friendly ou se tornar um hotel sustentável não é um investimento que valha à penas. Mas esse é um erro. 

Ações de consumo que visam à proteção da natureza e do meio ambiente tendem a trazer grande economia em longo prazo. Além disso, já existe uma considerável parcela do público que dá preferência para se hospedar em hotéis que sigam um modelo de negócio que mostra preocupação e responsabilidade com a preservação do planeta. Assim, é possível atrair mais hóspedes, economizar e ainda ter o nome do seu empreendimento ligado a uma causa nobre.

Formas de ser um hotel sustentável

Grandes redes, como a Accor Hotels, e hotéis de luxo, como o Sofitel Guarujá Jequitimar, estão entre os hotéis sustentáveis do Brasil. Ambos os empreendimentos fazem parte do Plant for the Planet, programa desenvolvidos pela ONU. E a seguir nós mostramos 3 ações praticadas por esses hotéis e que podem ser adotados no seu empreendimento se você quer que ele seja sustentável. 

1. Fontes sustentáveis de energia 

Uma das formas de tornar um hotel mais sustentável é adotando fontes de energia renováveis. A utilização de painéis para captar e transformar a energia solar em energia elétrica é uma prática sustentável que ajuda muito o planeta e, em longo prazo, pode gerar alta economia para o negócio. 

Outra forma de diminuir o desperdício de energia elétrica e instalando lâmpadas de luz branca e sensores acionados por movimento.

2. Reciclar 

Separar o lixo para a reciclagem é outra prática que ajuda a tornar um hotel sustentável. E engajar os hóspedes nessa ação é uma excelente forma de mostrar como o negócio se importa com o meio ambiente. Ter lixeiras de coleta seletiva nas áreas comuns do hotel e também em cada quarto faz o cliente se sentir cuidando do planeta.

O lixo reciclável pode ser entregue a usinas de reciclagem e o lixo orgânico pode ser levado a uma empresa de alimentos orgânicos, para servirem como adubo.

3. Economia de água

Uma boa forma de economizar água é com a captação de água da chuva. Essa água, com tratamento simples e realizado no próprio hotel, pode ser utilizada nos vasos sanitários, na limpeza das janelas, para regar as plantas etc.

Dessa forma, o impacto ambiental com a gasto de água tratada é muito menor e a economia a longo prazo é garantida.

Gostou das nossas dicas de como se tornar um hotel sustentável? Você pode receber outros insights do segmento de hotelaria seguindo a Bitz Softwares nas redes sociais.