Como fazer a gestão do seu hotel em canais de venda

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Tempo de Leitura: 9 minutos

Não há dúvidas sobre o papel que as OTAs desempenham em uma estratégia diversificada de distribuição hoteleira que seja capaz de aumentar a competitividade, garantindo que o seu hotel esteja presente em canais de venda online constantemente acessados por hóspedes em potencial.

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Também é consenso a importância desses canais para garantir que as ofertas estejam acessíveis ao maior número de clientes quando eles pesquisarem por acomodações no seu destino.

Apostamos que você já deve estar ciente da necessidade de diversificar a distribuição do seu hotel, já que a venda direta por si só não é suficiente para alcançar toda a ocupação do seu hotel, não é mesmo?

Caso você ainda esteja limitado, distribuindo sua disponibilidade para apenas um ou poucos canais de vendas de hospedagens online, fique com a gente até o fim deste artigo e irá se surpreender com as oportunidades de negócios que pode estar perdendo!

Qual a importância das OTAs no aumento da taxa de ocupação na hotelaria

Uma OTA ou simplesmente agência online é um canal de vendas multi destinos de diversos serviços turísticos, dentre eles os de hospedagens, comercializados virtualmente.

Por ser um canal de vendas online, ela:

  • atrai diversos hóspedes que buscam autonomia e praticidade na contratação dos serviços;
  • possibilita localizar diversos tipos de acomodações;
  • realiza comparativos de preços, localização, segmentação, reviews e muitos outros aspectos fundamentais para tomada de decisão do futuro hóspede.

Para os que ainda têm alguma dúvida, vamos reforçar a importância das OTAs em um segmento cada vez mais acirrado, como é o caso do hoteleiro.

Não à toa esses canais de vendas, há um bom tempo, já caíram no gosto dos viajantes. Com o advento da internet, houve uma consequente mudança nos hábitos de consumo de pessoas que procuram por hospedagens, seja ela a trabalho ou a lazer.

As principais OTAS em volume de reserva conectadas com esse provedor foram: Booking.com, Decolar, Expedia e Airbnb.

O perfil do viajante mudou

Sim, ele está mais conectado e empoderado, fazendo valer sua condição de escolha!

Com o novo cenário de informações disponíveis em diversos meios de pesquisas online, os futuros hóspedes passaram a ter uma maior oferta de acomodações que atendem às suas exigências, possibilitando encontrar o melhor preço disponível.

Nesse contexto, as OTAs, em sua grande maioria empresas multinacionais, investem alto em estratégias de marketing digital e construção de credibilidade de marca, o que faz com que alcancem quase a totalidade de pessoas que esboçam o mínimo interesse em reservar hospedagens.

A praticidade de poder comparar tarifas e promoções em um só lugar também é uma das receitas para o sucesso de qualquer OTA. É justamente quando um usuário pesquisa pelo destino do seu hotel que as suas chances de converter aquele viajante em um hospede aumentam.

Também vale ressaltar a influência que outros viajantes exercem ao deixarem as suas avaliações nas OTAs, levando o futuro hóspede a analisar com detalhe cada review positivo ou negativo que será importante para a escolha do seu próximo meio de hospedagem.

Itens como higiene dos apartamentos, velocidade do wifi, diversidade e qualidade do café da manhã, bom atendimento e qualidade dos demais serviços são os principais pontos avaliados pelos viajantes e motivos pelos quais os reviews pós checkout nos canais de venda online são mais consultados.

Diante disso, não há dúvida de que, não importa qual é o seu segmento de hospedagem e perfil do seus clientes. O seu hóspede está sempre presente nas OTAs. Além disso, o seu hotel deverá não só estar aberto para venda em todas elas, como também se atentar para a qualidade de prestação dos serviços que impactarão na avaliação dos seus clientes.

É bem possível que, mesmo estando convencido da importância dos canais de vendas online, você não amplie a distribuição para um número maior de OTAs por dificuldades comuns a muitos empreendimentos hoteleiros. Vamos falar sobre esses problemas?

Dificuldades em gerir diversas OTAs e canais de venda

Há um entrave para ampliação de distribuição hoteleira. Muitos hoteleiros estão perdendo preciosas oportunidades de negócios por encontrarem dificuldade em gerir uma grande quantidade de informações em mais de uma OTA. Também pudera, atualizar disponibilidade, tarifas, restrições e reservas em diversas extranets, de maneira manual, é uma tarefa dispendiosa que gera erros e prejuízos para o hotel.

Isso porque, por se tratar de uma tarefa braçal, esse tipo de trabalho está sujeito a erros humanos que podem causar problemas difíceis para o seu empreendimento contornar, como é o caso do overbooking.

Quem é hoteleiro sabe, basta a simples falha de não atualizar a disponibilidade ou tarifário em um de seus canais de venda online e seu hotel terá um verdadeiro problema para administrar, não é mesmo?

Temos uma boa notícia para você que quer ampliar a distribuição para um número ainda maior de OTAs e dá aquela turbinada em suas reservas. O mercado de tecnologia hoteleira já oferece soluções para simplificar o processo operacional de gestão de diversos canais de vendas online.

Vamos conhecer um pouco mais sobre essa tecnologia e sua importância para ampliação de distribuição hoteleira.

Canais de venda pelo Channel Manager

Acabou a trabalheira de ter que atualizar tarifas e disponibilidades em cada um dos sistemas das OTAs parceiras. Com o Channel Manager, também chamado de Gestor de Canais, você atualiza todas as informações em uma única extranet, de qualquer local e dispositivo, centralizando assim toda a sua disponibilidade.

Essa solução é uma verdadeira mão na roda que permite ampliar a distribuição do seu hotel possibilitando assim um aumento em seu faturamento.

São diversas as vantagens do seu hotel poder contar com um gestor de canais. Vamos destacar as algumas:

Redução de Overbooking

Com o gestor de canais, todas as suas reservas e disponibilidade ficam centralizadas em uma única extranet, que estará integrada ao seu PMS. Dessa forma, quando uma reserva, alteração ou cancelamento chegar de um canal de vendas integrado, o sistema fará a gestão online na plataforma, enviando-as para o PMS que fará a gestão da disponibilidade.

Com menor tempo de interação entre canais e PMS, o sistema reduz os riscos de overbooking, já que trabalha online 24 horas por dia.

Economia de tempo e mais praticidade

A contratação de um channel manager está diretamente relacionada à economia de tempo.

Isso porque toda a operação é otimizada com a unificação dos canais de distribuição, dessa forma você terá um considerável ganho de produtividade da equipe, que poderá focar em demandas pertinentes ao atendimento e constante busca por melhoria da experiência do hóspede em seu hotel, hostel ou pousada.

Utilização de dados favoráveis à inteligência de negócios

Com o Channel Manager, você terá acesso a relatórios com preciosas informações que poderão ajudar na hora da tomada de decisões estratégicas para o seu negócio. É possível ter acesso, de forma simplificada, a receita gerada por cada canal, a ocupação do período, taxa de antecedência das reservas e muitas outras informações que te ajudarão na gestão do seu hotel.

Avaliar a performance de cada uma das OTAs será fundamental para decidir em qual canal você deverá ativar as melhores promoções e tarifários, fazendo essa gestão de maneira individualizada.

O que observar na hora da contratação de um Channel Manager para canais de venda

Agora que você já sabe da importância de contratar um gestor de canais vamos te dar cinco dicas super valiosas de alguns aspectos a observar na hora de contratar um bom sistema para o seu hotel.

1 – Escolha um Gestor de Canais que integre com o seu PMS

Como já falamos acima, estar integrado com o seu PMS é um passo fundamental para minimizar o trabalho de sua equipe e também os possíveis overbookings do seu hotel.

2 – Verifique quais certificações de segurança o sistema que está sendo oferecido a você possui

Sabemos que ter todas as suas reservas e dados de cartões de créditos unificados em uma extranet exige diversos padrões de segurança para evitar possíveis invasões e ataques.

Como itens obrigatórios podemos citar a Certificação de Segurança PCI para cartões de crédito, a exigência de dupla autenticação para se logar na extranet ou visualizar dados de cartões e o certificado de segurança no domínio de acesso.

3 – Velocidade de comunicação entre canais é fundamental

Sabemos que ter um Channel Manager possibilita ampliar os seus canais de vendas, porém vale lembrar que essa comunicação entre a extranet e os canais conectados tem que ser a melhor e mais rápida possível. Sendo assim, ao escolher um gestor de canais, procure identificar a qualidade do sistema desenvolvido e a velocidade de transmissão dos arquivos de reservas e disponibilidade.

4 – Escolha o melhor Suporte ao Hoteleiro

A oferta é vasta e, quando pesquisar, você certamente irá encontrar diversas soluções de Channel.

Recomendamos que priorize a empresa que vai lhe oferecer um melhor suporte, com atendimento personalizado, oferecido nos 365 dias do ano e em português. Ter uma equipe que esteja disponível para atendimento por telefone, e-mail e WhatsApp também é fundamental.

5 – Busque empresas que oferecem implantação e treinamento personalizado

Implantar uma tecnologia hoteleira pode ser fácil ou uma tarefa muito complexa! Isso vai depender de quem vai realizar todo o processo por seu hotel. Contudo, existem algumas empresas no mercado que, ao venderem uma solução de Channel, realizam um trabalho personalizado de implantação e treinamento em que o hoteleiro já receberá a ferramenta com todas as informações inseridas e conectadas.

Viu só o mar de oportunidades que espera por você? Vimos por aqui o quanto é importante para o seu hotel estar presente no maior número de OTAs, como também falamos sobre soluções tecnológicas que estão à disposição para facilitar a tarefa de gerir diversos canais.

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