Desde que a Organização Mundial da Saúde, a OMS, decretou pandemia do novo Coronavírus, o setor de turismo e hotelaria de todo o mundo tem sido fortemente impactado. As recomendações de isolamento social, que têm levado ao cancelamento e adiamento de eventos culturais, educacionais, esportivos e de negócio e a restrições de rotas já causam prejuízos inestimáveis a companhias aéreas, agências de viagens e a todos os negócios de hospedagem.
Em meio a esse cenário de crise, nós escrevemos este artigo para informar você sobre a situação atual do segmento de hotelaria e também para ajudá-lo a encontrar formas de passar por esse momento de dificuldades da melhor maneira. Prossiga com a leitura.
O impacto do Coronavírus na hotelaria
Segundo carta aberta enviada ao Governo Federal e assinada pelas principais entidades do segmento hoteleiro do Brasil, a epidemia de Coronavírus colocou o setor em estado de emergência e trouxe risco real de fechamento para várias empresas, de hóteis de grandes redes a pequenos hostels e pousadas, que terão sua estrutura financeira completamente comprometida pela crise.
Ainda segundo a carta, o impacto da pandemia no segmento de hotelaria já levou os números de cancelamento de hospedagens corporativas e de lazer a alcançarem índices de 75% a 100% e podem tirar da economia do país R$ 31,3 bilhões e fechar 400 mil postos de trabalho.
A nota enviada pelas entidades ao Presidente da República pede ajuda do Estado para mitigar os efeitos da crise no setor. E a abaixo nós elencamos algumas ações práticas que podem ajudar você, dono e gestor de negócios de hospedagem, a minimizar os prejuízos impostos pelo alastramento do novo Coronavírus.
3 dicas para enfrentar a crise
Os tempos são difíceis, mas algumas ações podem ajudar a passar por esse período com prejuízos menores. Nós listamos três insights para você:
1. Busque ferramentas que possibilitem o home office de parte da equipe do hotel
A principal recomendação da OMS e das autoridades na tentativa de frear o crescimento do número de contagiados pelo COVID-19 é o isolamento social: sair de casa o menos possível, apenas quando for indispensável. E adotar o trabalho em regime home office é parte dos esforços na luta contra o vírus.
No setor hoteleiro, nem todos os profissionais têm essa alternativa, concierges, recepcionistas, camareiras e trabalhadores da cozinha, por exemplo, precisam estar presentes fisicamente no hotel. Mas funções administrativas podem ser realizadas de casa, ajudando a diminuir o fluxo de pessoas no hotel e nas ruas, o que já é uma ação bastante colaborativa contra o avanço da pandemia.
Para conseguir realizar de forma eficiente a gestão do hotel de longe, é muito importante contar com um PMS 100% web, com recursos que possam ser acessados de qualquer lugar, a qualquer hora, dependendo apenas de conexão com a internet.
Dispor de uma ferramenta como essa será primordial para garantir que seu negócio atenda às recomendações de ter o menor número de funcionários possível trabalhando presencialmente e que a administração do hotel aconteça de forma eficiente e produtiva mesmo com colaboradores em home office.
2. Garanta aos hóspedes uma estada com a menor necessidade de contato físico possível
Mesmo no ápice da crise, há pessoas que não podem abrir mão de viajar e da hospedagem em hotéis. E para atrair esse público para o seu negócio é fundamental que você ofereça diferenciais que diminuam a necessidade de contato humano, reduzindo os riscos de contágio com a doença e aumentando a confiança do hóspede.
Recursos como o check-in e check-out web via WhatsApp e o fechamento de conta direto do quarto dispensam contatos entre funcionários do hotel e o cliente, oferecendo uma estada mais segura.
Vale considerar que esses recursos, que evitam filas e aglomerações na recepção, continuarão a ser valorizados pelos hóspedes mesmo depois do clímax da crise, é certo que a partir de agora o público deve criar novos hábitos de interação social e passar a tentar evitar os contatos que não forem realmente indispensáveis.
3. Adote soluções que ajudem na redução de custos do negócio
Em todo tempo faz parte da rotina de um gestor do setor de hotelaria buscar formas de reduzir custo. E durante uma crise tão profunda como a que enfrentamos agora, essa passa a ser função primordial do administrador hoteleiro.
Um sistema de gestão para hotel que garanta o melhor custo-benefício, com automatização dos processos, controle financeiro e geração de relatórios que garantam ter uma visão completa da situação do negócio será fundamental para mitigar os danos causados pelo COVID-19.
Neste momento, o principal intuito da Bitz Hotel é oferecer auxílio aos donos e gestores de hotéis para minimizar os impactos da crise nesse setor. Recursos exclusivos do nosso PMS, como o Easy Check, o Web Check-in pelo WhatsApp, o Walk-in e o Bitz Pay podem colaborar com a manutenção do seu negócio nesse período de incertezas.
Se você quiser fazer um teste grátis do nosso sistema e saber quais facilidades e ajudas estamos oferecendo aos hotéis neste momento, entre em contato! Estamos prontos para atendê-lo.