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Medidas sanitárias: as novas regras de higiene e saúde que os hotéis devem seguir

Medidas sanitárias para hotéis
Picture of Christian Caires
  • Christian Caires
  • Atualizado em: 07/07/2020
Tempo de Leitura: 5 minutos

Um dos mais atingidos pela pandemia de covid-19, o setor hoteleiro tem tido de se reinventar para sobreviver em tempos de coronavírus. E um dos grandes desafios para esse mercado a partir de agora é se adequar às medidas sanitárias que estão sendo usadas no combate ao novo vírus. 

Se serviços e procedimentos de higiene e limpeza sempre foram fundamentais para o bom funcionamento dos hotéis e para a boa avaliação dos estabelecimentos, agora cuidados sanitários se tornaram imprescindíveis para proteger a saúde dos hóspedes e das equipes de funcionários. 

Além disso, a fiscalização pelos órgãos de Vigilância Sanitária será intensificada. Por isso, para não sofrer sanções e multas, é importante que donos e gestores estejam atentos às regras e às normas sanitárias impostas. 

Para você que tem dúvidas sobre esse tema, nós escrevemos este artigo, no qual reunimos algumas das principais regras de higiene e saúde que os hotéis devem seguir a partir de agora. Boa leitura!

O coronavírus e os cuidados de higiene e distanciamento na hotelaria

No que diz respeito à higiene e à limpeza, a principal orientação para o setor hoteleiro neste momento de pandemia é adotar as medidas sanitárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso porque são elas que podem ajudar a diminuir os índices de contaminação pelo vírus em hotéis, pousadas e hostels.

Como o  coronavírus se espalha de forma semelhante à gripe, por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro e tosse, a forma mais eficiente de diminuir os riscos de contágio é redobrando os cuidados com a higiene e restringindo os contatos físicos. 

Por isso, entre as medidas de contenção da pandemia de covid-19 os hotéis também devem adequar seus processos de check-in e check-out, impedindo que se formem filas e aglomerações na recepção. Além de estabelecer formas de manter distanciamento de no mínimo 1 metro entre as pessoas nas áreas comuns do hotel. 

Disponibilizar álcool em gel nas áreas comuns do estabelecimento e impor o uso de máscaras a todos que circulam pelo hotel também são boas práticas que ajudam a entregar aos hóspedes uma estada mais segura e diminuir os riscos de contaminação para sua equipe de funcionários. 

7 medidas sanitárias que devem ser adotadas pelos hotéis

É certo que a rotina nos hotéis está sendo transformada pelo coronavírus. E todos os gestores precisam ter em mente que o mais importante nesse momento, e também no pós-pandemia, será garantir aos hóspedes confiança e tranquilidade, para que eles possam se sentir seguros ao visitar seu estabelecimento em um período de tantas incertezas. 

Isso significa que, se você quer que o seu negócio volte a funcionar e gerar receita, terá que seguir, de forma correta, as medidas sanitárias recomendadas pelos órgãos responsáveis. E também adotar as seguintes boas práticas:

1. Oferecer treinamento sobre o coronavírus à equipe de colaboradores do hotel

Todos os profissionais, de todas as áreas do seu hotel, devem saber:

  • quais são os sintomas da covid-19
  • como o coronavírus é transmitido
  • como prevenir o contágio
  • quais são os tratamentos
  • como fazer a higienização pessoal e dos ambientes de forma adequada.

2. Manter os ambientes sempre bem ventilados e limpos

Torne parte da rotina do hotel arejar os quartos e todas as áreas comuns, mantendo pelo maior tempo possível janelas e portas abertas. 

Crie também processos bem definidos de limpeza, com padronização de produtos, horários e formas de serem realizadas as higienizações de todos os cantos do hotel.

3. Tornar o uso de máscaras obrigatório

Todos os hóspedes e colaboradores do hotel devem usar máscaras ao circular pelas áreas comuns e a fiscalização para cumprimento dessa regra deve ser rígida.

Para funcionários da área de governança e limpeza do hotel, além das máscaras, deve ser obrigatório também o uso de luvas, já que esses profissionais manipulam lençóis, fronhas, toalhas e outros objetos que podem conter secreções que transmitem o coronavírus.

4. Afastar funcionários com sintomas da covid-19

Caso algum colaborador do hotel apresente qualquer sintoma que levante suspeita sobre a contaminação por coronavírus, como tosse e febre, ou tenha alguma síndrome gripal, ele deve procurar imediatamente um médico e ser afastado do trabalho por 14 dias.

5. Redobrar os cuidados com a limpeza dos quartos

Os cuidados com a limpeza dos quartos deve ser redobrado e feita usando, além de água e sabão, água sanitária e álcool 70%. E o ideal é que todas as roupas de cama e banho sejam higienizadas em processos de esterilização. 

6. Manter hóspedes contaminados em isolamento

Hóspede com sintomas ou contaminado pelo coronavírus deve ser colocado em isolamento e a higienização dos locais usados por ele deve ser severa e imediata. Além disso, todas os hóspedes e funcionários do hotel que tiveram contato com ele devem ser avisados e também cumprirem quarentena.

É importante lembrar, no entanto, que o hotel não pode exigir de nenhum hóspede o resultado de exame para covid-19. Como se trata de uma informação pessoal, ela só pode ser solicitada por uma autoridade sanitária.

7. Notificar a Vigilância Sanitária 

Todos os casos de suspeita ou confirmação de contaminação de coronavírus em hóspedes e funcionários do hotel devem ser notificados à Vigilância Sanitária.

Como você viu neste artigo e, com certeza, tem sentido na pele em seu dia a dia como gestor ou dono de hotel, a pandemia de covid-19 trouxe muitas mudanças e desafios para o setor. Mas, apesar das incertezas do momento, você pode passar por essa crise e até fortalecer seu negócio. Para isso, no entanto, é preciso se adequar à nova realidade, e isso inclui estar atento às medidas sanitárias exigidas nos estabelecimentos hoteleiros.

Nosso conteúdo foi útil e você quer se manter atualizado sobre o mercado de hotelaria? Então, acompanhe todas as nossas publicações aqui, no blog Bitz Hotel.

 

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