Primeiramente, o que mais gostamos de fazer por meio do sistema Bitz Hotel é ajudar os nossos parceiros a encontrar o melhor caminho para crescer seus negócios. Nesse sentido, uma parte fundamental do processo é saber usar corretamente a estrutura tarifária de hotéis. Por isso, vamos compreender mais afundo o porquê essa estratégia é importante!
Sobretudo, sabemos que sem dados é difícil saber exatamente como está o desempenho do gerenciamento de receita do seu hotel e onde é preciso realizar alterações para continuar avançando. Em outras palavras, hoje vamos compartilhar com você um exemplo simples de uma estrutura tarifária usada por uma marca de hotel bastante conhecida nos Estados Unidos. Assim, você pode usar a mesma estrutura como ideia inicial para elaborar suas próprias tarifas de quarto.
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O que é a estrutura tarifária de quartos de hotel?
Em síntese, as tarifas dos quartos que você cobra dos seus hóspedes, desempenha um papel muito importante no seu negócio, especialmente quando você planeja vender mais quartos.
No entanto, uma estratégia errada de preços dos quartos de hotel, não ajuda você a atrair mais hóspedes para sua propriedade. Assim, precificar corretamente seus quartos no momento certo é o que você precisa colocar em prática para aumentar a taxa de ocupação, dessa maneira, impactando no aumento da sua lucratividade.
Qual é a importância de ter estrutura tarifária dos quartos de hotel?
A resposta a esta pergunta é bastante simples – se você cobrar muito alto, perderá clientes para a concorrência local que oferece tarifas razoáveis para mais ou menos o mesmo tipo de acomodação e serviços.
Por outro lado, se as suas taxas não forem competitivas o suficiente e você cobrar menos, você acabará perdendo dinheiro. Nesse caso, você pode receber mais hóspedes, mas seria muito difícil cobrir seus custos operacionais.
Embora, determinar a tarifa certa do quarto de hotel não é uma tarefa fácil. Todo esse jogo de estratégias de preços dos quartos de hotel para aumentar a receita se torna bastante complexo, pois você precisa considerar vários fatores que afetam o preço do seu quarto. Alguns deles são:
- Seus tipos de quarto
- Valor dos serviços que você oferece
- Ocupação
- Segmentos de hóspedes
- Demanda e oferta no mercado local
- Preços da concorrência
- Sazonalidade
Preços dinâmicos baseados em ocupação
A estratégia de preços dinâmicos com base na ocupação em um hotel é uma ótima maneira de aumentar a receita do hotel. Certifique-se de que está precificando seus quartos de hotel com base na oferta e na demanda. Nesse sentido, você deve aumentar suas tarifas de quarto quando a demanda exceder a oferta.
Por exemplo – se 45 dos 50 quartos estiverem ocupados, você pode cobrar mais pelos 5 quartos restantes.
Essa abordagem aumentará seu ADR e RevPAR. Além disso, em épocas de baixa demanda, você pode cobrar menos pelo seu quarto para atrair reservas.
Preços com base na previsão da estrutura tarifária
Trata-se de ajustar o preço do seu quarto de hotel enquanto prevê o número de quartos que estarão disponíveis para datas futuras. Para isso, você deve ter uma compreensão clara dos dados históricos do seu hotel – dados de ocupação dos últimos meses e do mesmo período do ano anterior.
Isso lhe daria uma ideia de como a ocupação pode parecer em uma determinada data. É assim que uma previsão adequada permitiria que você fizesse as mudanças necessárias em suas tarifas de quarto, com base na demanda e na ocupação esperada.
A ser observado aqui, sua previsão também dependeria do aumento ou diminuição de viajantes que chegam à sua localidade ou um aumento ou diminuição de seus concorrentes em seu segmento.
Preços baseados nos concorrentes
Você só poderá criar uma estratégia de preços de quartos de hotel baseada em concorrentes quando entender a que preços eles estão vendendo seus quartos. Quando falamos de concorrência, considere os hotéis que se enquadram no seu segmento e categoria de estrelas.
Veja as tarifas para cada categoria de quarto e tente descobrir como os viajantes reagem ao mesmo. Veja se eles são capazes de atrair hóspedes com melhores preços e ofertas. Estude sua estratégia de preços de hotéis de perto para descobrir quando eles estão aumentando ou diminuindo suas tarifas de quarto e com que frequência eles lançam ofertas/descontos.
Preço com base na duração da estadia
Isso também é conhecido como Melhor Tarifa Disponível por Duração da Estadia. Sob esta estratégia de preços de hotel, você pode fazer alterações nas tarifas do seu quarto com base na data de chegada e na duração total da estadia de um hóspede.
Para chegar ao preço certo, você precisa de demanda, previsão, negócios nos livros e até mesmo sensibilidade ao preço. Você deve modificar o preço do seu quarto com base na duração máxima da estadia ou na duração mínima da estadia para aumentar a ocupação. O mais importante aqui é que os hóspedes paguem uma tarifa por toda a estadia.
Algumas outras estratégias na estrutura tarifária que podem ajudá-lo
Se o dia do check-in for quarta-feira e o dia do check-out for sábado, você pode cobrar mais apenas pela noite de sexta-feira. É simples porque as taxas de fim de semana estão sempre inclinadas a serem mais altas.
Implemente a estratégia de preços diários e cobre tarifas diferentes para cada noite de estadia do hóspede. Coloque uma estratégia de preços por hora para quartos que devem ser vendidos em um futuro próximo – até amanhã ou depois de amanhã. Além disso, faça uma ‘política de cancelamento sem reembolso’ em épocas de pico, quando sua ocupação parece boa
Preços baseados em segmentos de hóspedes
Nesse cenário, você pode alterar o preço do mesmo quarto para diferentes tipos de segmentos de hóspedes. Trata-se de vender o mesmo quarto a preços diferentes para diferentes tipos de hóspedes. Por exemplo, você pode cobrar mais por uma suíte de frente para o mar, mas, ao mesmo tempo, cobra um pouco menos por uma suíte normal em qualquer data.
Outras estratégias de preços dignas de nota no setor hoteleiro que você também pode considerar implementar:
Estratégia de preços orientada pela psicologia
Entender a psicologia humana também pode ajudar muito na tomada de decisões importantes nos seus negócios. E isso inclui todas as áreas, como marketing, vendas, engajamento de funcionários, experiência do hóspede, entre outras. Da mesma forma, a psicologia também pode ajudá-lo a construir uma estratégia de preços de hotéis melhor e mais impactante.
Pacotes de serviços
Oferecer pacotes é uma das estratégias de precificação mais eficazes no setor hoteleiro. Ao invés de apenas vender quartos, você pode criar pacotes específicos, incluindo ofertas/serviços adicionais a um preço razoável, dessa maneira os hóspedes se sentem contentes por estarem sendo beneficiados de certa forma.
Sistema de gerenciamento das propriedades de hotéis em nuvem
Embora tenhamos discutido algumas das estratégias mais eficazes de precificação de quartos do hotel para aumentar a receita, também precisamos entender que, com um sistema de gerenciamento, a implementação de todas essas estratégias e muito mais se torna perfeita e muito mais eficaz.
A adoção de um sistema de gerenciamento de propriedade hoteleira, inteligente, baseado em nuvem, é integrado à solução de acompanhamento de receita. Nesse sentido, esta estratégia pode ser um verdadeiro divisor de águas para você, porque um Cloud PMS oferece dados que você precisa para entender e criar oportunidades que melhorem decisões de preços.
Afinal, a receita que você perde de um quarto não vendido está perdida para sempre!