Gerenciar apenas a receita dos quartos não é mais suficiente no mercado imprevisível e acelerado de hoje. Especialmente durante a pandemia, onde todos os hoteleiros terão ouvido ou usado os termos gerenciamento de receita total ou otimização de receita total do hotel.
Assim, novas circunstâncias exigem novas abordagens. E o que é sempre um ponto de partida para a inovação, hoje, no que costumava ser visto como receita acessória, tornou-se a principal fonte de receita para algumas propriedades. Porém, sempre ainda há espaço para crescer!
É aí que entra a disciplina de otimização de receita total do hotel ou, revenue management.
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Na verdade, isso envolve a aplicação de princípios de gerenciamento de receita além dos departamentos de quartos.
Assim, todas as áreas de geração de receita do seu hotel estão incluídas. Por exemplo, setor de comidas e bebidas, spa, recreação e serviço de limpeza.
Neste artigo da Bitz, vamos resumir para você as percepções de certos clientes para ajudá-lo a começar bem o ano novo com o gerenciamento de receita total.
Fique com a gente!
O que é otimização do gerenciamento de receita total do hotel?
O gerenciamento de receita total tem como objetivo otimizar todas as fontes de receita do hotel e compreender o valor para o cliente. Isso, você já deve saber, certo?
Na verdade, ele muda o foco de métricas de linha superior para medidas de linha de fundo. Como assim? Isso cria uma abordagem mais holística para analisar sua lucratividade, pois considera os custos de distribuição, aquisição e operação.
Assim, a ideia do gerenciamento de receita total já existe há algum tempo. No entanto, os desafios causados pela pandemia renovaram o interesse da indústria pelo tema.
À primeira vista, pode parecer difícil aplicar o gerenciamento de receita total a outros departamentos além dos quartos, especialmente em áreas onde você enfrenta inerentemente altos custos operacionais. No entanto, mergulhar e implementar o gerenciamento de receita total em sua propriedade ainda trará muitas vantagens, se você fizer isso da maneira certa.
Primeiros passos com a otimização do gerenciamento de receita total em seu hotel
Primeiro, você precisa decidir quem deve liderar seu empreendimento de gerenciamento de receita total.
Assim, colocar seu gerente de receita no comando faz muito sentido.
Na verdade, eles devem ter experiência na área e podem orientar a equipe de forma assertiva.
Em seguida, convide pessoas de outros departamentos que sejam geradores de receita.
Certifique-se de que todos recebam treinamento adequado e estejam na mesma pauta.
Agora, é hora de definir seus KPIs e decidir quais dados rastrear para monitorar seu progresso.
Feito isso, é hora de trabalhar.
Otimizando a receita do restaurante: gerenciamento de receita total no departamento de A&B
As muitas novas restrições em relação à capacidade de assentos e às operações gerais aumentaram a importância da otimização da receita do restaurante.
Assim, procure maneiras de maximizar o seu assento x a ocupação da mesa, para que você possa servir a mais hóspedes e clientes.
Além disso, analise os itens do seu menu para identificar os mais lucrativos e encontre novas maneiras de promovê-los.
Otimizando a receita do spa: gerenciamento de receita total no departamento de spa
Os spas são outra ótima área para aplicar o gerenciamento de receita total, especialmente porque a demanda por ofertas relacionadas ao estilo de vida e bem-estar aumentou drasticamente no ano passado.
Dê uma olhada nas ofertas e no desempenho do seu spa para entender seus custos associados, tanto fixos quanto variáveis.
Em seguida, identifique os serviços mais lucrativos e seja criativo na forma como os promove.
Otimizando a receita de quartos: gerenciamento de receita total no departamento de quartos e limpeza
Embora a otimização total da receita do hotel vise os departamentos além dos quartos, não os negligencie e nem os departamentos de limpeza.
Afinal, existem muitas oportunidades para gerar receita e lucratividade aqui. Ao mesmo tempo em que oferece aos seus hóspedes maior flexibilidade e uma variedade mais ampla de serviços.
Isso pode incluir reaproveitar seus quartos de hotel, encontrar maneiras de atrair o mercado local ou ter opções de reserva mais flexíveis. Assim, você também pode oferecer complementos interessantes no quarto ou revisitar as categorias do seu quarto para identificar os atributos pelos quais seus hóspedes estariam dispostos a pagar a mais.
Claro, os pontos acima apenas arranham a superfície da otimização total da receita do hotel.
É por isso que elaboramos conteúdos bem detalhados sobre como implementar práticas de gerenciamento de receita total em seus departamentos do hotel.
Nosso blog, está cheio de ideias acionáveis que você pode personalizar e aplicar imediatamente em sua propriedade.
>>> Não deixe de ler nosso Guia Completo de Revenue Management:
- Revenue Management: O guia completo – Parte 1
- Revenue management: gerenciamento de receita – Parte 2
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