Você já sabe o que é a geração Millennial? Sabe quem são eles e o que eles buscam em um hotel? Se a sua resposta a essas perguntas é “não”, isso pode estar impactando negativamente os resultados do seu negócio.
Neste artigo, nós mostraremos quem são os millennials e contamos o que atrai esse perfil de hóspede, que é muito exigente. Boa leitura!
Quem faz parte da Geração Millennial
Também conhecida como geração Y, a geração Millennial é formada pelas pessoas nascidas entre o início da década de 1980 e a primeira metade da década de 1990.
Estima-se que existam no mundo mais de 1,8 bilhões de millennials. São pessoas que cresceram em um tempo de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Em sua maioria, estão conectados em ambientes altamente urbanizados, e presenciaram uma das maiores revoluções na história da humanidade: o surgimento e o crescimento da Internet.
Por isso, a geração Y é altamente conectada, tem na internet a resposta para todas as suas perguntas, procura cada vez mais por coletividade e novas experiências. Além disso, vem revolucionado o mundo por ter um novo modo de olhar para a vida, para o trabalho e para as relações sociais.
Os millennials têm a expectativa de encontrar informação e entretenimento disponíveis em qualquer lugar e isso, é claro, se reflete na sua maneira de consumir. São características dos consumidores dessa geração:
- não serem influenciados pela publicidade, pois acreditam que ela não é autêntica
- procurarem por resenhas em blogs e redes sociais antes de comprar algum produto ou serviço
- estabelecerem relação com as marcas nas mídias sociais
- desejarem estar envolvidos na produção do que consomem
- serem um consumidor leal, que tende a usar um mesmo produto ao longo da vida.
O que a Geração Millennial busca ao reservar um hotel
Com um perfil cheio de particularidades e um jeito diferente das gerações anteriores de consumir, os millennials obrigaram empresas de todos os segmentos a se transformarem para atender às suas exigências. Na verdade, isso deve ser observado pelo setor hoteleiro, que precisa se adaptar aos desejos e expectativas desse hóspede que hoje é maioria no mercado de trabalho e tem grande poder de decisão de compra.
Pesquisas mostram que na hora de reservar um hotel o comportamento da geração Y segue alguns padrões:
Eles usam diferentes canais para compra
Millennials reservam hospedagem pelo celular ou pelo tablet.
Assim, é fundamental que os hotéis tenham multicanais de vendas.
Eles costumam planejar com antecedência suas viagens
Eles pesquisam hotéis com um a três meses de antecedência, realizam essa pesquisa com três semanas a um mês de antecedência. Por isso, é importante que o hotel ofereça o máximo de informações que ajudem a planejar uma viagem.
Eles confiam em indicações e avaliações
Grande parte dos Millennial confiam na indicação de familiares e amigos, em sites de avaliações, como o TripAdvisor ou em OTAs, além dos sites de busca. O que significa que um hotel que queira atrair a geração Y precisa ter uma boa reputação nos diferentes canais e oferecer um atendimento de excelência, que leve os hóspedes a indicarem o empreendimento para outras pessoas.
No mais, em suas atividades de turismo, a Geração Millennial busca:
- hotéis que os ajudem a vivenciar novas experiências e culturas
- viagens em grupo
- compartilhamento social.
Como adaptar seu hotel a esse perfil de hóspede
Como já dissemos, é muito importante que os hotéis se adaptem ao perfil dos hóspedes da Geração Millennial.
Para isso:
Ofereça mais conectividade e menos burocracia
Garantir acesso fácil à internet e eliminar rotinas burocráticas é essencial para atrair hóspedes da geração Y. Uma boa alternativa é dispensar os formulários de papel na hora do check-in e implementar soluções de registro online.
Promova a sustentabilidade
Automações de energia, carregadores de celulares com energia solar, políticas para evitar o desperdício de papel e o acúmulo de plástico, dentre outras ideias que demonstram atenção e cuidado com o meio ambiente, ajudam a atrair e a conquistar hóspedes millennials.
Faça promoções e ofertas exclusivas
Millennials costumam viajar bastante e não gostam de gastar dinheiro, por isso promoções e ofertas exclusivas podem ser uma excelente ideia. Vale investir também em programas de fidelização e descontos para viagens em grupo.
Estabeleça parcerias
Para a geração Y, nada melhor do que ficar hospedado em um hotel que tenha uma rede de parceiros. É um grande atrativo para o millennial saber que ao se hospedar em um lugar poderá receber cortesias em bares, restaurantes e baladas, por exemplo.
Achou interessante conhecer a geração Y? Uma boa parte dos hóspedes do seu empreendimento pertence a esse perfil, então é fundamental saber como satisfazê-los. Quer saber mais sobre esse assunto?
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