Como atrair clientes para o hotel

Mesmo que lentamente, as coisas estão voltando ao normal, e com um cenário mais esperançoso a respeito do final da pandemia de Covid-19, agora é a hora de começar a pensar em como voltar a atrair clientes para estabelecimentos de hospedagem.

Para ajudar você na missão de encher novamente os quartos  do seu hotel, pousada ou hostel, neste artigo reunimos algumas dicas úteis para conquistar hóspedes em tempos de coronavírus. Acompanhe!

O cenário atual

Os impactos econômicos da pandemia de Covid-19 têm sido muito sentidos por todos os segmentos do mercado. E a maioria das empresas está precisando rever suas estratégias e modelos de negócio. 

No segmento hoteleiro, que foi um dos mais duramente atingidos pela crise do coronavírus, o momento é de dúvidas sobre o que fazer para atrair novos hóspedes em um cenário tão cheio de complexidades e inseguranças.

Por isso, agora é hora de fortalecer sua marca e mostrar ao público que o seu empreendimento se preocupa, acima de tudo, com a segurança, o bem-estar e a saúde dos hóspedes. É essa postura que vai diferenciar seu negócio da concorrência e ajudará seu estabelecimento a sobreviver à crise.

As 7 dicas para atrair clientes em meio à pandemia

Apesar das incertezas do momento, algumas práticas e estratégias podem ajudar os gestores de hotéis que querem saber como atrair clientes em tempo de coronavírus. Sete delas nós listamos abaixo:

Dica 01 – Tenha uma forte presença online

Hoje em dia é praticamente impossível fazer negócios sem estar na internet, e isso vale para qualquer ramo de atividade. E para hotéis e outros empreendimentos do setor de hospedagem não basta apenas ter um site bonito, é preciso ter uma forte presença nas redes sociais, em sites especializados e em plataformas como Booking.com e Trip Advisor. 

Colocar seu hotel em diversos canais online é essencial para que sua marca seja encontrada por mais pessoas e, assim, suas chances de atrair novos hóspedes aumente. Lembre-se sempre: quem não é visto, não é lembrado!

Dica 02 – Crie conteúdo relevante para o seu público-alvo

Seu hotel, hostel ou pousada pode e deve criar um blog que produza conteúdo útil para o seu público. Publique dicas de turismo da sua região, informações de viagens, sugestões de roteiros e tudo o mais que, de uma forma ou de outra, pode ajudar os viajantes.

Por fim, fale também dos seus serviços e das vantagens para o hóspede ao se hospedar no seu estabelecimento.

Dica 03 – Peça aos hóspedes que indiquem seu hotel

Se tem algo que pode atrair novos hóspedes e convencer as pessoas a conhecerem seu hotel são as indicações e avaliações positivas de quem já se hospedou nele. Se o seu cliente ficou satisfeito com a estada, peça a ele que deixe um depoimento em seu site ou rede social avaliando a experiência.

É interessante também pedir ao seu hóspede que indique o hotel para os amigos em troca de descontos ou vantagens na próxima hospedagem.

Dica 04 – Entre em contato com possíveis hóspedes

Pessoas que se hospedaram anteriormente em seu empreendimento, clientes que avaliaram bem o tempo que passaram no hotel e hóspedes que indicaram estar sempre viajando têm grande probabilidade de voltar a ocupar um quarto do seu empreendimento, talvez precisem apenas de um empurrão.

Para ajudá-los na escolha pelo seu hotel, entre em contato e ofereça um desconto ou qualquer outra condição especial.

Dica 05 – Dê atenção aos clientes corporativos 

Em muitos hotéis, a maioria dos hóspedes, neste momento, será de clientes corporativos. Afinal, mesmo que devagar, as empresas estão retomando suas atividades e as viagens de negócio voltarão a acontecer.

Assim, vale a pena investir nesse público, oferecendo promoções e serviços diferenciados, como disponibilizar salas de reuniões sem custo adicional.

Dica 06 – Faça da preocupação com a higiene seu maior diferencial

Se a higiene de um estabelecimento hoteleiro já era importante, imagine agora com o coronavírus. Por isso, redobre todos os cuidados com a limpeza das áreas comuns e dos quartos do seu hotel e não deixe faltar água, sabão e álcool em gel em hipótese nenhuma.

No mais, mantenha seus colaboradores informados sobre todos os procedimentos de segurança e sempre equipados com máscaras e luvas descartáveis. E siga todas as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre medidas sanitárias.

Dica 07 – Utilize recursos tecnológicos que reduzam o contato pessoal

Em um momento em que o distanciamento social é regra e evitar interações físicas é questão de saúde, hotéis que oferecerem o maior número de processos realizados por meio do atendimento automatizado vão se diferenciar da concorrência, passando ao público maior sensação de segurança, por oferecer menos risco de contágio através de contato humano.

Por isso, invista em recursos que possibilitem:

  • fazer check-in e check-out web e receber notificações pelo WhatsApp
  • solicitar serviço de quarto diretamente do celular
  • consultar o extrato da conta do hotel e realizar pagamentos online

E então, gostou das dicas de como atrair clientes em época de crise e pandemia?  Esperamos que nossos insights ajudem o seu negócio. Para ver outros conteúdos como este, acompanhe nossas publicações aqui, no blog do Bitz Hotel.

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