Novo Episodio da Maratona da Hospitalidade NO AR!

Como a biometria vai mudar a cara da hospitalidade

  1. Home
  2. Hotéis
  3. Como a biometria vai mudar a cara da hospitalidade
Tempo de Leitura: 6 minutos

Sumário

    Infelizmente não podemos dizer que vivemos em um mundo seguro, não é mesmo? Essa é a nossa realidade e esse é um dos motivos pelos quais o setor de turismo e hotelaria busca, cada vez mais, focar na segurança dos seus profissionais e cliente.

    Um fator muito importante é que a indústria da hospitalidade é conhecida por estar sempre em busca por inovações e soluções para gerar conforto aos seus hóspedes. Inovações estas que podem englobar diversas melhorias como um controle mais seguro de acesso e até uma identificação mais rigorosa de cadastro.

    Para isso, é possível contar com a ajuda de algumas tecnologias disponíveis no mercado, como a biometria, que pode mudar a cara da indústria da hospitalidade.

    Quer saber como? Neste artigo vamos explicar tudo sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

    >>> Para saber mais: Aumento de viagens e a tecnologia de segurança

    O que é a biometria?

    Para entender como a biometria poderia mudar a cara da indústria da hospitalidade, primeiro vamos conhecer a fundo essa ferramenta.

    A biometria pode ser utilizada para controle de acesso a dados, identificação, reconhecimento, entre outros. É um sistema simples, que armazena dados relevantes para que algo seja dado em troca.

    Tecnicamente falando, biometria refere-se às características físicas e comportamentais de um ser humano. Por isso, a autenticação por meio da biometria é um conceito de segurança de dados, já que cada indivíduo é único e, com isso, as informações também.

    Os controles biométricos podem utilizar identificação do usuário por meio de diversas características do corpo de uma pessoa, como digitais dos dedos, os olhos, a palma da mão, etc. sistemas mais avançados de biometria ainda fazem a identificação do usuário por meio da voz, maneira de andar, etc.

    Conseguimos perceber o uso de biometria hoje em dia em bancos, acesso ao telefone, acesso aos serviços médicos, utilização de urnas eletrônicas de votação, por exemplo.

    Como a biometria pode mudar a cara da indústria da hospitalidade?

    Mas afinal, como utilizar a biometria como aliada dos hotéis espalhados pelo mundo?

    >>> Para saber mais: Fazendo check-in com tecnologia no pós-COVID

    A biometria no setor de hospitalidade pode ser vista como o sistema mais preciso e confiável porque elimina entradas manuais, troca de carteiras de identidade e roubo de informações. Além disso, o acesso ao quarto também pode ser restrito por meio de biometria, gerando mais conforto e segurança aos usuários.

    Segundo o Estudo de Turismo – o “novo normal” (pós-vacina), realizado pelo Sebrae em 2021, “a biometria possivelmente será uma solução amplamente aceita para verificação de identidade e seu uso se tornará mais difundido à medida que a impressão digital física e os leitores manuais forem eliminados”.

    Ainda sobre o estudo, é possível ressaltar que o uso de identidade digital e tecnologias biométricas podem restaurar a confiança.

    Vale lembrar que, por causa da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (a LGPD), é imprescindível que todo esse processo seja baseado em privacidade de dados, para que os usuários se sintam protegidos ao utilizarem a ferramenta.

    Portanto, asa maneiras pelas quais a biometria pode mudar a cara da indústria da hospitalidade são:

    • Focar na segurança e no controle de acesso aos cômodos;
    • Identificar indivíduos indesejados e tomar providencias rápidas;
    • Ter um banco de dados único, com informações confiáveis e atualizadas;
    • Tornar o ambiente hoteleiro muito mais confiável e agradável aos turistas;
    • Como consequência, gerar mais adesão e aumento do budget do setor.

    Um exemplo da biometria na indústria hospitaleira é o uso em acessos restritos, autenticação de dados e cadastros. Vamos explicar um pouco sobre cada uma delas a seguir, acompanhe:

    Acesso

    Que tal ter a digital ou face cadastradas em um sistema único integrado que permite apenas a sua entrada no quarto de hotel?

    Essa é uma das facilidades possíveis com a biometria de acesso, que armazenas os dados e, por meio de uma fechadura eletrônica, permite entrada exclusiva em um local específico.

    Autenticação e cadastro

    Apresentar documentos no check-in em um hotel pode estar com seus dias contados. A biometria para autenticação e cadastro é uma ferramenta simples, que garante mais segurança e controle para o hotel e para o cliente.

    Dessa forma, todos os dados ficam armazenados em um sistema que, sem precisar de apresentação de documento, faz toda análise de dados por meio da biometria.

    >>> Para saber mais: Bitz Softwares: nossa escalada hoteleira não pára

    Mitos sobre a biometria

    Como é um sistema relativamente novo, é comum que a biometria cause insegurança. Porém, existem alguns mitos que devem ser quebrados, como:

    • A biometria é uma invasão de privacidade: o serviço é de extrema segurança, exige o consentimento do usuário e, por esse motivo, não é uma invasão de privacidade;
    • Ela pode ser enganada por fotografias estáticas: soluções modernas utilizam recursos de detecção de vivacidade;
    • A identificação biométrica de face expira quando o usuário envelhece: a tecnologia é eficiente ao ponto de que alterações na aparência não seja suficiente para invalidade a identificação.

    Como um sistema automatizado de hotelaria pode ajudar nesse processo?

    Não é fácil gerir um hotel e deixa-lo funcionando de forma perfeita. Vários processos e etapas são precisos para que isso aconteça e, com um sistema automatizado as coisas podem se tornar um pouco mais fáceis.

    Ter uma plataforma para auxiliar nessa gestão pode representar muito mais do que ser uma empresa organizada. Pode significar uma maior assertividade, satisfação dos clientes e aumento no lucro financeiro do hotel.

    A plataforma Bitz, por exemplo, utiliza PMS 100% online, com total controle do hotel em um só lugar. Com isso, informatizando todo o processo e armazenando dados, fica mais fácil aderir ao sistema de biometria para sua empresa.

    Além disso, por meio da plataforma é possível:

    • Gerenciar vários hotéis;
    • Ter acesso ao mapa de ocupação de quartos;
    • Ter acesso rápido e fácil aos relatórios, possibilitando uma tomada de decisões mais fácil e análises estratégicas;
    • Gerenciar consumo dos hóspedes;
    • Ter maior controle de custos;
    • Gerenciar custos das tarefas e tempos gastos para monitoramento de produtividade.

    Para os hospedes, a plataforma possibilita web check-in e web check-out com realização de cadastro, pagamento adiantado de hospedagem o que evita filas e agiliza ainda mais o processo, otimizando a experiência do usuário.

    Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de todas as novidades sobre a indústria hoteleira.

    Assine a Newsletter

    Fique sempre por dentro das atualizações para ter a melhor hospitalidade.

    Assinar Gratuitamente