A hotelaria é um setor que opera em ciclos anuais pontuados pelas estações do ano. Por exemplo, os meses de novembro a março são períodos de pico para os hoteleiros. Entretanto, entre junho e o final de agosto a frequência não está tão no auge, mas temos algum padrão diferente de temporada. Veremos como essa sazonalidade na hotelaria afeta o sistema como um todo no Brasil.
A sazonalidade na hotelaria é uma flutuação nos fluxos turísticos
Do mesmo modo, desacelerações sazonais são experimentadas por todos os envolvidos na jornada, com um impacto significativo nas receitas das instituições.
No entanto, o hoteleiro não deve ficar passivo, mas aproveitar este momento para estabelecer uma estratégia de longo prazo para mitigar as consequências da sazonalidade no seu volume de negócios.
A sazonalidade é um fenômeno resultante de dois fatores.
Em primeiro lugar, os fatores climáticos reúnem todos os elementos relacionados ao meio ambiente e à natureza, ou seja, as estações do ano. Este fator é responsável pelos períodos de atendimento turístico em determinados destinos. Na serra, a sazonalidade é muito acentuada, porém, a maioria das vendas é feita no inverno, enquanto o verão é um período bem mais calmo. A situação é inversa para os destinos litorâneos.
Os fatores institucionais são o segundo fator responsável pela sazonalidade. Esse fator é resultado de decisões tomadas ao nível nacional, do calendário escolar e das férias de trabalho. Estes dois períodos são os mais favoráveis para a organização de viagens, principalmente para famílias com crianças em idade escolar.
Ao longo de um ano, os hoteleiros avistam a taxa de ocupação do seu estabelecimento variar sob a pressão da sazonalidade.
Um verdadeiro indicador de desempenho, esse índice deve ser acompanhado de perto pelo hoteleiro para identificar os períodos de alta e baixa temporada específicos de seu estabelecimento. Embora o impacto da sazonalidade seja menos pronunciado nas grandes cidades, é um fenômeno que preocupa a maioria dos proprietários de hotéis no Brasil.
Dicas para atrair viajantes fora de temporada
Para acalmar os efeitos negativos da sazonalidade em seus negócios, os hoteleiros devem considerar maneiras de atrair hóspedes fora dos períodos de pico.
O primeiro passo é identificar os alvos dos viajantes que provavelmente se interessarão por uma estadia na baixa temporada.
Estes incluem: aposentados, casais sem filhos, famílias com filhos que não frequentam a escola, mas também viajantes estrangeiros (diferentes períodos de férias). Esses perfis de viajantes não são limitados pelo calendário escolar. Eles preferem ir de férias na baixa temporada para evitar o turismo de massa.
Uma vez que os alvos tenham sido identificados, incentive os viajantes a virem e ficarem em suas instalações. O hoteleiro pode propor fórmulas exclusivas (ex: pacote de alojamento + relaxamento) válidas apenas em época baixa, o que permite criar uma mais-valia.
Para isso, é necessário identificar o que o viajante procura durante a sua estadia para propor ofertas adaptadas às suas expectativas. Simultaneamente, faz sentido oferecer preços diferenciados conforme a sazonalidade.
Embora a maioria dos viajantes seja influenciada pelas estações do ano, os viajantes de negócios não se preocupam com esse elemento.
Entre conferências, reuniões e feiras, os profissionais estão em movimento durante todo o ano. Em comparação com os viajantes de lazer, esta clientela tende a gastar mais durante a sua estadia.
É, portanto, um alvo muito interessante para absorver os efeitos negativos da sazonalidade nos resultados dos hoteleiros. Para atrair esta clientela, o estabelecimento deve oferecer infraestruturas adaptadas: salas de reuniões, escritórios…
Um investimento que pode compensar a longo prazo.
A oportunidade de melhorar a gestão do seu hotel
Como o hoteleiro tem uma agenda mais leve, pode dedicar tempo à promoção do seu estabelecimento graças às novas ferramentas.
Com cada vez mais viajantes online, ter o seu próprio site tornou-se essencial para se tornar mais autônomo. Hoje, o uso de um sistema integrado está ao alcance de todos graças às ferramentas desenvolvidas pela Bitz Softwares.
Os nossos serviços estão focados nas necessidades digitais dos hoteleiros: poupar tempo na gestão de reservas através do channel manager enquanto desenvolve reservas ao vivo graças a um motor de reservas.
Para assistir a uma demonstração gratuita da nossa solução, é só clicar neste link. Teremos prazer em entrar em contato com você!
Os efeitos da sazonalidade são sentidos pela maioria dos hoteleiros:
- Receitas em declínio;
- Baixas taxas de ocupação;
- Quedas sazonais podem atrapalhar a sustentabilidade na hotelaria se não forem.
Se alguns decidem fechar o hotel para evitar prejuízos, a estratégia de marketing não deve ser deixada de lado. O hoteleiro deve aproveitar este período para confirmar futuras reservas. Um estabelecimento que já está lotado antes do início da alta temporada é um estresse a menos para o proprietário.
Um pouco sobre a sazonalidade na hotelaria: comentada no BitzTalk
Então, nós estivemos com Everton Lozappio, especialista em Branding, na edição do #BitzTalk do dia 3 de fevereiro de 2023, e comentamos um pouco sobre como anda o mercado de negócios no país. Sabemos que está cada vez mais difícil se destacar hoje em todos os ramos, inclusive no setor da hospitalidade.
Da mesma forma, como também sabemos, na hospitalidade ainda se sofre muito com a sazonalidade do mercado, sendo épocas de turismo que as reservas estão sempre em alta e épocas sem tantas reservas. O movimento e o fluxo de reserva ficam menores.
Como a comunicação pode ajudar uma empresa a manter-se sempre em alta no topo do mercado?
Antes, devemos analisar o ecossistema específico do hotel, exatamente onde ele está inserido.
Ele comenta: “Vamos tentar imaginar a seguinte situação: ‘eu tenho um hotel na praia e claro, no verão e sabemos que junto com a cidade, não só o hotel, como um todo, deveria também promover esse tipo de turismo integrado e isso vai fazer com que lá na frente esses hubs se conectam e assim, é possível fazer com que a rede hoteleira fique melhor até fora de temporada e sempre ocupado.’
Além disso, existem outras coisas, como turismo sazonal, como congressos, feiras, outros tipos de eventos que acontecem e isso acaba fomentando muito a parte desse sistema dos hotéis.”
Então, sim, a sazonalidade na hotelaria existe. Mas ela tem que ser entendida como uma oportunidade e tem que haver vários parceiros que se conectam para fazer com que aquela cidade consiga se manter com atrações. Pode se posicionar como exclusivamente como um hotel para negócios ou ele pode mesclar o turismo com negócios, para aproveitar todas as vertentes que ele pode explorar.
Você pode acompanhar o trabalho do nosso convidado através do Instagram e manter-se atualizado das próximas edições através das nossas redes sociais: