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A importância do segmento de hotelaria B2B

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Sumário

    Hoje queremos falar sobre um aspecto muito importante na distribuição das vendas de hotéis: o segmento de hotelaria B2B. Um distribuidor global moderno e eficiente irá ajudá-lo a vender de uma forma muito melhor.

    Já comentamos sobre vendas diretas em artigos anteriores, bem como marketing por meio de OTAs. Porém, é fundamental equilibrar nossa distribuição de vendas para evitar “colocar todos os nossos ovos na mesma cesta”.

    Como sempre, gostamos de cobrir o básico para, em seguida, analisar o assunto em profundidade:

    O que é segmento de hotelaria B2B?

    B2B é a sigla para Business to Business. Ou, transações realizadas entre empresas.

    Em hotelaria e turismo, as vendas de acomodações B2B são feitas entre uma agência de viagens de atacado e uma agência de varejo.

    Isso significa que o seu hotel vende pernoites para uma agência de viagens de atacado ou distribuidor de segmento de hotelaria B2B e depois para uma agência de viagens de varejo (aquelas cujo cliente final é o hóspede).

    Assim, existem também distribuidores ou atacadistas maiores que, por sua vez, vendem os quartos para outros atacadistas, acrescentando um fio extra a essa cadeia de intermediários.

    >>> Para saber mais: Você conhece o Bitz Guru?

    Segmento de hotelaria B2B

    É claro que para cada uma dessas etapas se gera uma margem de lucro para si mesma, o que significa que, no final do dia, a margem do seu hotel é reduzida pelo número de mediadores que estão entrando nessa rede.

    Consequentemente, a adição de mais intermediários faz com que o hotel perca o controle sobre as tarifas dos quartos e os obriga a receber reservas sem saber sua origem exata!

    Por isso, torna muito difícil para os hotéis gerenciar o conteúdo (descrições, imagens) em cada elo da rede, perdendo o controle sobre seu próprio produto.

    Desta forma, esse canal de venda – que na verdade é uma soma de canais e não um – pode, por vezes, gerar dúvidas sobre a operação devido à sua complexidade.

    Porém, o que fica claro para todo hoteleiro é que poder vender diretamente para o atacadista ou varejista – evitando os distribuidores ou atacadistas que mediam e participam do bolo – é sempre a melhor opção.

    A boa notícia é que existem soluções tecnológicas que tornam isso possível. Se você conectar seu hotel a um distribuidor B2B competente e moderno (link), verá excelentes resultados.

    >>> Para saber mais: Easy Check fácil, rápido e eficiente

    Nos tempos atuais, em que a forma de reservar, o tipo de hóspede e os canais de venda estão mudando muito, a importância de abranger um leque mais amplo de distribuição com melhores preços é fundamental para o seu hotel.

    PMS pode fornecer essa solução

    Como?

    Você se conecta através de um gerente de canal.

    Por exemplo, a tecnologia Bitz oferece toda uma experiência do usuário e facilita esse segmento de hotelaria B2B, abrigando reservas diretas entre hotéis e operadoras de turismo.

    As tarifas de quartos e acomodações são compartilhadas por meio de uma plataforma modular, o que garante transparência de tarifas, acuracidade de conteúdo, segurança de pagamento, sucesso de transações e maiores margens de lucro para o seu hotel.

    Assim, a Bitz possui uma plataforma tecnológica inovadora, aberta e altamente escalável, que permite a qualquer empresa apresentar a sua oferta (preços e disponibilidade) de forma fluida e eficiente.

    Da mesma forma, qualquer operador de viagens pode pesquisar e reservar de forma simples e ágil.

    A plataforma inclui um módulo de pagamento integrado que elimina o complexo processo de reconciliação, bem como um módulo de dados completo com o qual os hotéis podem controlar tudo de sua propriedade por dispositivos móveis.

    As vantagens do segmento de hotelaria B2B são muitas

    Elimina intermediários, comissões excessivas e reservas não confiáveis.

    Garante transparência de taxas, precisão de conteúdo, segurança de pagamento, sucesso de transação e maiores margens de lucro.

    Rompa a cadeia de intermediários entre o seu hotel e as operadoras de viagens, oferecendo uma conexão direta.

    É a solução ideal num contexto em que os hoteleiros enfrentam comissões cada vez mais elevadas, a ausência de controle sobre a disparidade tarifária, a falta de contato direto com os novos hóspedes e o aumento absurdo das despesas de marketing.

    Algumas estratégias de vendas de hotéis B2C e B2B altamente eficazes

    Uma estratégia de vendas é vital para qualquer negócio de hospitalidade. De pousadas rurais a hotéis boutique de luxo, você não pode competir sem definir claramente suas metas de vendas e planejar como irá alcançá-las.

    Para muitas empresas, desenvolver uma estratégia de vendas pode ser bastante simples. Com isso em mente, o desenvolvimento de uma estratégia de vendas eficaz precisa trabalhar de mãos dadas com a teoria de gerenciamento de receita.

    Deixe a pesquisa de mercado guiar sua estratégia de vendas

    Comece segmentando seu mercado. O primeiro passo para desenvolver estratégias eficazes de vendas de hotéis é analisar o seu mercado. Para maximizar a receita, você precisa entender o volume de vendas e RevPAR de cada grupo.

    Analise os segmentos de mercado B2B e B2C

    Transitório: viajantes independentes que fazem uma reserva individual por meio de OTAs e diretos.

    Corporativo:  viajantes que chegam ao hotel por meio de contratos de tarifas negociados pela empresa.

    Grupo:  um grupo que se hospeda no hotel para viagens de lazer ou negócios.

    Atacado:  quartos fornecidos em grandes quantidades para operadoras de turismo e agentes de reserva.

    Depois de entender suas prioridades, você pode criar planos de vendas e marketing personalizados para cada segmento. Isso incluirá insights sobre diferentes necessidades, sensibilidade de preços e comportamentos de reserva.

    Assim, os hoteleiros que buscam otimizar seu mix de distribuição devem examinar os custos, a lucratividade e o desempenho de cada canal, no que diz respeito aos objetivos de negócios e aos segmentos de clientes.

    Alguns canais podem ter um melhor desempenho em determinados dias da semana ou durante determinadas épocas do ano ou condições de mercado. Para criar e manter um mix de canais ideal, os gerentes de receita do hotel precisam permanecer vigilantes, conduzindo auditorias regulares de cada canal.

    Desta forma, eles devem aumentar e diminuir o estoque alocado para cada canal para garantir que cada um continue a trazer um ROI ideal e esteja funcionando em seu pico dentro do ecossistema de distribuição do hotel.

    O que você achou desta informação? Você sabia dessas vantagens de segmento de hotelaria B2B?

    Convidamos você a entrar em contato conosco para que possamos lhe dar mais informações sobre esta solução!

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