A pandemia de coronavírus, que já matou mais de 300 mil pessoas no mundo todo, não é apenas a maior crise de saúde pública global desde a Gripe Espanhola de 1918. Ela chegou trazendo fortes mudanças na economia, alterando todo o mercado, produção, distribuição e demanda.
É certo que não sabemos ainda quanto tempo essa pandemia irá durar e como se dará a recuperação dos impactos causados por ela. Porém, é hora de começarmos a refletir sobre o que ela pode nos ensinar.
Neste novo artigo, nós selecionamos 5 coisas que você pode aprender, e levar para a vida, com a crise causada pela pandemia de coronavírus.
Boa leitura e não se esqueça de ficar em casa o máximo que puder.
1. Necessidade de fazer planejamento financeiro constante
Uma pandemia causada por um vírus altamente contagioso trouxe uma dura lição: tudo muda muito rapidamente e o fato de estarmos globalmente conectados intensifica essas grandes mudanças.
Por isso, sua empresa deve sempre mirar o melhor cenário, mas se preparar para o pior. Ou seja, ela deve estar preparada financeiramente para as adversidades e imprevistos.
E isso só é possível com um planejamento financeiro sério e constante. É preciso ter na ponta do lápis todas as informações necessárias para que, no momento de crise, se possa tomar decisões rápidas sobre o que pode ou não ser cortado, adiado ou feito de imediato para minimizar os prejuízos.
2. A crise pode trazer grandes oportunidades
A crise econômica decorrente da pandemia de coronavírus não será sentida por todos da mesma maneira e alguns setores irão se beneficiar muito da situação.
Porém, só irão se destacar as empresas e profissionais que souberem se reinventar com criatividade e sobretudo com empatia pelas dores do consumidor. A partir disso muitas oportunidades de negócio irão surgir. Por isso, fique em alerta, estude a realidade do seu público-alvo e aproveite para dar a volta por cima.
3. A importância de usar meios digitais seja para atendimento, pagamento e o que mais for possível
Uma das principais consequências da pandemia de coronavírus é o medo do contato físico que se instalou nas pessoas e que talvez perdure por muito tempo ainda.
Assim, ofereça diferenciais que diminuam a necessidade de contato humano, reduzindo os riscos de contágio com a doença e aumentando a confiança do hóspede.
Recursos como o check-in e check-out web via WhatsApp e o fechamento de conta direto do quarto dispensam contatos entre funcionários do hotel e o cliente, garantindo uma estada mais segura.
4. Uso do marketing digital é um caminho sem volta
A partir do momento que os consumidores se isolaram em casa, a melhor maneira de chegar até eles é através da internet. Por isso nunca foi tão importante fortalecer sua marca e presença on-line
Assim, investir em marketing digital deve ser uma prioridade para o seu negócio, não importa que tamanho ele tenha. É hora de criar o perfil da sua empresa nas principais mídias sociais (Instagram e Facebook) e atualizar o site com conteúdo relevante que faça com que seu público-alvo se lembre da sua empresa quando tudo isso passar.
5. Necessidade de investimento em tecnologia
Mais do que nunca é hora de investir em tecnologia. Nesse momento, ter um sistema de gestão para hotel que garanta o melhor custo-benefício, com automatização dos processos, controle financeiro e geração de relatórios que garantam ter uma visão completa da situação do negócio será fundamental para mitigar os danos causados pela pandemia de coronavírus.
Então, você concorda que a crise causada pela covid-19 está trazendo lições? O que esse momento de incertezas têm ensinado a sobre a gestão do seu hotel? reflita sobre isso. E para outros insights sobre o mercado e o segmento hoteleiro, acompanhe sempre as postagens aqui, no blog da Bitz!