Devido ao advento da pandemia do Covid-19, muitas coisas mudaram no cenário mundial. No entanto, até o home office, que era uma prática onde muitos já estavam implantando, perceberam que o anywhere office poderia ser mais atraente.

Como veremos, a tendência continuará pelos próximos anos, mesmo sob a perspectiva de um processo de vacinação em massa ocorrendo e a vida voltado ao normal. Mas, será que o futuro da hotelaria seguirá na mesma direção que antes?

Conhecendo o anywhere office

Há uma novidade no ar. Além do chamado home office, que era a ideia de trabalhar em casa, agora, temos uma outra onda: o anywhere office. Como a palavra em inglês diz: a pessoa trabalha onde ela quiser, em qualquer lugar.

Ao mesmo tempo, no último ano, a quantidade de tempo que as pessoas passaram em ambientes fechados aumentou muito. Assim, em média, 95% do dia, milhões de pessoa estiveram dentro de casa. Por isso, promover momentos agora, com viagens, é muito importante.


Por isso, a Bitz Hotel tomou conhecimento dessas circunstâncias recentes e juntou os dois fatores (home office e anywhere office) em um só tema.


Anywhere office e home office

A melhora na qualidade de vida, no que diz respeito à rotina diária de ida ao escritório, onde a Organização Internacional do Trabalho já alertava sobre as melhorias sociais que isso poderia trazer, trouxe benefícios.


Assim, para os trabalhadores, vão desde menores deslocamentos, menores despesas pessoais relacionadas com o trabalho e um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Desta forma, inclui-se uma maior capacidade de conciliar responsabilidades profissionais e de prestação de cuidados, bem como mais oportunidades.


Contudo, para os governos, o teletrabalho pode ser uma estratégia em lidar com os problemas de saúde mental e de até mobilidade social.


Hoje, podemos ver como isso se tornou uma realidade para muitas pessoas. Além disso, agora que se pode desfrutar dos benefícios de trabalhar em qualquer lugar, o anywhere office, um dos aspectos mais positivos dessa modalidade é que a pessoa evita o estresse.


Como o anywhere afeta a hotelaria


Hoje, ir para um hotel escritório, no sentido de trabalhar ou via co-working ou mesmo individualmente, torna o espaço de consumo, uma lógica totalmente diferente da tradicional. Com isso, economiza-se tempo e otimiza-se recursos.


Assim, sendo no modelo de anywhere office, o congestionamento do tráfego não são mais um problema. Na verdade, isso afeta diretamente a qualidade de vida e promove maior produtividade. Com isso, a gestão do tempo permite que outras atividades sejam realizadas no horário de trabalho, como ir ao banco ou a uma consulta médica, e que também tem um impacto positivo nos colaboradores.

Por isso, trabalhar na forma de anywhere office incentiva a adaptação das tarefas de acordo com o ritmo de vida particular de cada um. Estar em um ambiente agradável e tranquilo como só a hotelaria fornece, é ideal para isso. Além disso, reduz o estresse e melhora o desempenho profissional.


Na verdade, a flexibilidade é um dos pontos mais importantes para quem trabalha nessa modalidade. Com isso, têm-se a possibilidade de poder realizar tarefas em horários que antes não eram comuns, como à noite, e de poder realizar atividades pessoais durante o horário normal de expediente.

Seja vanguarda!


Assim, em sintonia com a atualidade da realidade hoteleira, a adaptação dos setores hoteleiros para transformá-los em incríveis escritórios em meio a ambientes naturais somente visa a nova fase.


Portanto, adaptar-se ao trabalho remoto, no caso, ao anywhere office, não foi um processo nem fácil nem rápido, mas permitiu redefinir o conceito de espaço de trabalho.

Para alguns profissionais, antes significava estar em um escritório; hoje pode significar trabalhar em um espaço confortável com acesso à internet, trazendo um pouco mais de equilíbrio ao dia a dia.


Embora trabalhar em casa tenha se tornado a norma em meio à pandemia, isso não significa necessariamente que seja o local de trabalho perfeito para todos.


Formas de anywhere office em voga


Assim, os hotéis surgiram como uma alternativa conveniente para pessoas que ainda não podem retornar ao escritório ou ficar em casa direto. Isso porque, o lar pode ser um lugar difícil para se trabalhar.


Desta forma, por uma série de razões:

• há falta de espaço silencioso;
• ausência de escolha sobre o ambiente;
• nenhuma opção além de fazer isso em tempo integral.


Por enquanto, os hotéis são ótimas alternativas aos escritórios domésticos. Quartos que oferecem “pacotes de produtividade” ou serviços de quarto “sem contato”, são os mais procurados.


Alugar um hotel durante o dia não é necessariamente novo – eles têm sido usados como showrooms, salas de entrevista e outros tipos de lugares. Porém, com o COVID, forçam-se os hoteleiros a investirem em novas ideias.


O que está reservado para o futuro das vidas profissionais? Muitos hoteleiros e colaboradores já acreditam que a pandemia global mudou e continuará a mudar profundamente os hábitos de trabalho. Assim, literalmente, uma revolução do trabalho remoto começou.


Com isso, quem já está utilizando o conceito de anywhere office em seu hotel, já está à frente das estratégias que permanecerão em alta nos próximos anos. Trata-se de um enorme perfil que assume ares de corporativismo hoteleiro, co-working, além de redutos de novas gerações de millenials.


Na Bitz Hotel, estamos assistindo este movimento chegar. Assim, logo que novas tendências surgem, sempre estamos aqui para lhe oferecer informações e estratégias do ramo hoteleiro, para que você possa se adaptar. Além disso, sempre criando espaços vivos, flexíveis, comunitários e criativos.


Mas, além disso, também acessíveis e práticos, preenchendo a necessidade cada vez mais presente de um trabalho mais harmonioso.

Veja também

Deixe um comentário