O digital nunca esteve tão presente em nossas vidas. Se antes já era parte do dia a dia, com a pandemia de Coronavírus que acometeu o mundo, percebemos ainda mais como a tendência digital é essencial e traz mais comodidade. 

Ficamos mais em casa, investimos mais no conforto e na segurança do lar e as soluções virtuais vieram para ficar. Inclusive no que diz respeito às tecnologias presentes nos prédios e condomínios, seja em controle de acesso ou facilidades nas áreas comuns. 

Por isso, neste artigo, vamos abordar a tendência digital dos condomínios. Você vai saber o que vem sendo feito nas principais cidades do país e como o gerenciamento profissional permite que você possa usufruir desses benefícios. Confira! 

Gerência de condomínios: um setor em constante crescimento

Você é capaz de visualizar moradores de um condomínio, mesmo como síndico, se empenhando e realizando transformações digitais e outras melhorias para todos? 

Dificilmente, não é mesmo?! Afinal, as pessoas têm suas tarefas diárias, empregos, famílias e a vida como de maneira geral para cuidar. Provavelmente esse síndico-morador cumpriria apenas as funções básicas de pagamento de contas e manutenção de serviços.

Por isso, cada vez mais condôminos fazem a escolha certa e contratam empresas especializadas em gerência de condomínios, de modo que tenham uma equipe que trabalha em prol dos moradores do lugar. 

Não é à toa que o segmento vem crescendo em todo o Brasil. Em 2016, metade dos edifícios brasileiros já contavam com gerenciamento profissional. De lá para cá, esse número só aumentou. 

Afinal, é muito mais simples, produtivo e com reais resultados contar com os empreendimentos que se dedicam ao gerenciamento de tudo, pagamento de contas e contratação de fornecedores para manter desde as coisas mais básicas às mais complexas em ordem. 

Eles ficam responsáveis por tudo, de limpeza à segurança, levando em conta até os desejos de melhoria da comunidade. 

Além disso, estão sempre à par das tendências digitais dos condomínios e do que vocês podem se beneficiar. Inclusive, vamos falar sobre esse cenário a seguir!

Tendência digital dos condomínios para acompanhar

Abaixo reunimos as principais tendências digitais dos condomínios que valem a pena acompanhar e até solicitar a implantação para a empresa que cuida da gestão. Confira!

Softwares de gestão

As grandes empresas profissionais de gerenciamento de condomínios já usam softwares de gestão e a tendência, com o crescimento do mercado, é que mais se adequem a esse tipo de sistema.

Com esses softwares todos ganham em controle financeiro, previsão orçamentária, plano de contas, pagamento de impostos, integração de setores e geração de relatórios. 

A comunicação com os moradores também é facilitada, com contatos cadastrados, emissão de boletos automatizada e envio de avisos e cobranças diretamente para os interessados.

Portaria remota

A portaria remota já é uma realidade em muitos condomínios. Nesse caso, existe um profissional que cuidará dos atendimentos dos visitantes, mas ele está presente apenas virtualmente. Com o uso de câmeras e um microfone, o porteiro é capaz de conferir quem chegou, entrar em contato com o residente e autorizar ou não a entrada. 

Um dos grandes ganhos é a segurança. Acaba com a possibilidade, por exemplo, de assaltantes renderem o porteiro, deixando todos os moradores vulneráveis.

Mas, outro ponto positivo é a economia. É possível gastar até 63% a menos com esse tipo de solução do que contar com um porteiro presencialmente, 24 horas por dia, no acesso do local. 

Essa solução já vem sendo usada nas grandes cidades do país e ganhou força recentemente no Rio de Janeiro.

Acesso via fechaduras eletrônicas

Um levantamento feito nos últimos anos mostrou que a venda de fechaduras eletrônicas cresceu cerca de 40% em São Paulo. 

E não é à toa. Optar por esse tipo de sistema traz muito mais praticidade e segurança, tanto para acesso ao prédio quanto casas e apartamentos. 

Isso porque cada pessoa tem um código diferente e é possível saber quem entrou e saiu e determinar até o horário. 

Em casos de visitas, é possível criar senhas temporárias e também identificar o acesso. O melhor é que é possível acompanhar tudo por aplicativos no celular e manter um banco de dados.

Em alguns lugares, em vez de códigos são usados biometria e reconhecimento facial e os visitantes recebem QR Codes válidos por determinado período.

Monitoramento constante

Circuitos de monitoramento interno também são implementados de maneiras distintas. Além de câmeras e armazenamento de imagens, que já compõem os famosos CFTVs, agora é possível implementar inteligência artificial. 

Já existe tecnologia disponível para fazer identificação facial das pessoas, registrar mudanças de posicionamento de objetos e também avisar sobre comportamentos suspeitos.

Desse modo, não é necessário consultar ou processar milhares de imagens, facilitando o que deseja que seja identificado durante o monitoramento.

Tendência digital dos condomínios em áreas comuns

O digital também está presente de formas variadas nas áreas comuns. Há condomínios que já contam com espaço de coworking, para que os habitantes tenham um espaço separado para o trabalho remoto.

Outras tendências são lockers digitais em academias, pontos de bicicletário com cadeados por acesso com o celular e até o uso de fazendas digitais de energia solar para baratear as contas de luz. 

Em alguns casos, o uso de espaços como salão de festa, academia, piscinas e playground pode, também, ser agendado para mais pessoas em aplicativos específicos para esse fim.

A importância da digitalização de sistemas

Quando a empresa de gerenciamento de condomínios utiliza sistemas digitais, todo mundo ganha em segurança, comodidade e transparência. 

Os softwares de gerenciamento, por exemplo, permitem que os moradores acompanhem de perto os pagamentos, pendências e fluxo de caixa. Até mesmo as previsões de gastos para implementar novidades podem ser projetadas e identificar quando será possível fazê-las, mantendo um banco de reserva.

As soluções digitais de monitoramento, atendimento e acesso são muito mais práticas. Além disso, a segurança, algo que deve ser sempre prioridade, fica mais eficaz e também mais em conta. 

Curtiu as informações? Continue lendo nossa série de artigos da Bitz Condomínios!

Veja também

Deixe um comentário