Ir para o conteúdo
  • Segmentos

    A plataforma que potencializa o setor da hospitalidade

    Todos os segmentos
  • Soluções

    A plataforma que potencializa o setor da hospitalidade

    Mais produtos

    PRODUTOS

    Sistema de Gestão Hoteleira (PMS)

    Sistema de Gestão Moteleira

    Bitz Channel

    Motor de Reservas

    Banco Digital

    Website Bitz

    BENEFÍCIOS

    Aumentar Produtividade

    Melhorar Experiência do Hóspede

    Potencializar Gestão

    MÓDULOS

    Gestão Habitacional (front)

    Governança

    Manutenção

    Autoatendimento

    Estoque

    Compras

    MÓDULOS

    Web Check-in

    Easy Check

    Bitz Guru

    Financeiro

    Day Use

  • Empresa

    Especialistas prontos para lhe atender

    Conheça a Bitz

    A BITZ

    Nossa História

    Equipe

    Trabalhe Conosco

    Eventos

    PARCEIROS

    Integrações

    Indique e ganhe

    Comercial

    NOSSOS CONTATOS

    Suporte

    (46)3025-2515

    comercial@bitzsoftwares.com.br

    Instagram Youtube Linkedin
  • Histórias de Sucesso
  • Educacional

    CONTEÚDO

    Blog

    Material gratuito

    Maior canal conteúdo do setor da hospitalidade

    Conhecer

    Maior portal de conhecimento do setor da hospitalidade

    Conhecer

Agende uma demonstração
  • Sou cliente
    • Bitz Hotel
    • Bitz Motel
    • Bitz Condomínio
    • Bitz Restaurante
    • Suporte
  • Sou cliente
    • Bitz Hotel
    • Bitz Motel
    • Bitz Condomínio
    • Bitz Restaurante
    • Suporte
  • Hotéis

Recessão econômica: como lidar com a crise no setor de hotelaria

Recessão econômica
Picture of Christian Caires
  • Christian Caires
  • Atualizado em: 29/07/2020
Tempo de Leitura: 4 minutos

Não há como escapar da crise do coronavírus, porém em momentos de recessão econômica, como este que o mundo todo está vivendo agora, donos e gestores de negócios têm três opções: quebrar, sobreviver ou crescer.

De nossa parte, desejamos que mais do que sobreviver, seu hotel consiga crescer. Por isso, reunimos algumas dicas para atrair hóspedes e manter o negócio de pé, mesmo em um cenário tão desfavorável.

Os reflexos da recessão econômica e o setor de hotelaria

O setor de hotelaria foi o primeiro a ser afetado pela pandemia de covid-19. O rápido crescimento do número de infectados pelo coronavírus fez compromissos e eventos de todo o mundo serem cancelados ou adiados repentinamente. Com isso, os hotéis foram completamente esvaziados e uma recessão sem precedentes atingiu o setor.

O Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) previu uma queda de 90% no volume de reservas nos hotéis do país, um impacto econômico brutal, acima dos 100 bilhões de reais, segundo pesquisa publicada pela Fundação Getúlio Vargas.

E para compensar essa perda, segundo a mesma pesquisa da FGV, será necessário que o setor de turismo e hotelaria cresça em média 16,95% ao ano em 2022 e 2023, com PIBs  de, respectivamente, R$ 303 bilhões e R$ 355 bilhões. Tarefa nada fácil.

Perspectivas para a retomada das atividades

Mesmo com o final do período de maior isolamento social, as projeções indicam que a procura pelos serviços relacionados ao turismo, incluindo o setor de hotelaria, não será a mesma de antes da pandemia. E isso acontece porque a renda da população sofreu grande redução nos últimos meses e a predisposição para gastos com viagens estará condicionada à segurança sanitária do destino que será visitado.

Mesmo as viagens de trabalho, em sua maioria, não irão acontecer a princípio. Reuniões e eventos presenciais serão evitados ao máximo e com isso destinos antes tradicionalmente procurados para turismo de negócios, como algumas capitais, não voltarão a receber turistas tão rapidamente.

E para piorar o cenário, o mundo inteiro está vivendo a recessão econômica causada pela pandemia, o que impacta também as visitas internacionais ao nosso país.

Assim, a retomada do setor de hotelaria deverá ser lenta e acontecerá em três fases:

  • retorno das viagens essenciais, motivadas por questões de saúde e visita aos parentes que ficaram afastados durante a pandemia
  • retorno das viagens domésticas de lazer e trabalho
  • retorno das viagens com objetivos corporativos e culturais e também de turismo internacional.

Dicas para superar a recessão econômica e atrair novos hóspedes

Diante desse cenário desafiador, é importante que os hotéis tenham uma postura proativa e adotem práticas que ajudem a atrair hóspedes e possibilitem a geração de receita para o negócio. Abaixo nós listamos açõe que colaboram com esse objetivo:

Redobre a atenção com limpeza e higiene

Mais do que nunca a higiene dos hotéis será um fator fundamental para atrair e fidelizar hóspedes.

Com a pandemia, as rotinas de limpeza dos quartos e áreas comuns devem ser intensificadas e todos os colaboradores devem estar preparados e devidamente equipados para cumprir todas as medidas sanitárias determinadas para o setor .

 

Além da limpeza mais cuidadosa, outras novas práticas de higiene que podem e devem ser adotadas incluem a remoção de itens não essenciais dos quartos, como travesseiros, almofadas e outros objetos decorativos e até mesmo a desinfecção e selagem de controles remotos com sacos plásticos.

Considere reduzir taxas

Para diminuir os impactos da crise, será imprescindível rever os preços praticados antes da pandemia. Alguns hotéis já estão oferecendo seus serviços, mesmo durante a quarentena, cobrando taxas menores.

Neste momento, vale considerar que com restrições de uso das piscinas, academia de ginástica e outras áreas comuns, não faz sentido manter os valores antigos das diárias

É interessante também observar o exemplo de alguns hotéis que, para redução do contato entre as pessoas, vêm incentivando os hóspedes a carregarem suas próprias bagagens e a buscarem seu café da manhã na sala de refeições. Assim, com menos serviços sendo prestados, é possível oferecer mais descontos. 

Negocie com fornecedores

Outra atitude muito importante em momentos de recessão econômica é procurar seus fornecedores e negociar melhores preços e condições de pagamento. Afinal, estamos todos no mesmo barco e é sempre melhor receber aos poucos do que não receber nada. Então, não tenha medo de pedir ajuda e negociar o que você puder com as empresas que fazem negócio com seu hotel.

Momentos de recessão econômica são sempre desafiadores. Mas unidos sempre podemos encontrar saídas que amenizem as perdas e ajudem o setor a se manter em pé. Se você quiser saber mais sobre como superar essa crise, assista ao webinar “Setor hoteleiro: como se levantar depois do coronavírus” e veja o que especialistas em hotelaria, tecnologia e negócios têm a compartilhar com você.

Descubra materiais gratuitos que impulsionam a gestão do seu hotel:

👉Guia sobre Procedimento Operacional Padrão

👉Glossário Hoteleiro

👉Planilha Gratuita de Controle de Reservas

👉5 Pilares para potencializar seu Funil de Reservas Diretas

👉Como definir e calcular o valor da Diária Média

👉Tecnologias para evitar fraudes na motelaria

Acesse agora e otimize seus processos!

Tenha solução completa para sua gestão e equipes

Reduzimos custos, aumentamos vendas, melhoramos a experiência do hóspede e muito mais!

Fale com um especialista

Produtos

  • Sistema de Gestão Hoteleira (PMS)
  • Sistema de Gestão Moteleira
  • Bitz Channel
  • Motor de Reservas
  • Banco Digital
  • Website Bitz novo
  • Sistema de Gestão Hoteleira (PMS)
  • Sistema de Gestão Moteleira
  • Bitz Channel
  • Motor de Reservas
  • Banco Digital
  • Website Bitz novo

Módulos

  • Gestão Habitacional (front)
  • CRM
  • Governança
  • Manutenção
  • Autoatendimento
  • Estoque
  • Compras
  • Gestão Habitacional (front)
  • CRM
  • Governança
  • Manutenção
  • Autoatendimento
  • Estoque
  • Compras
  • Web Check-in
  • Easy Check
  • Bitz Guru
  • Financeiro
  • Day Use
  • Web Check-in
  • Easy Check
  • Bitz Guru
  • Financeiro
  • Day Use

Institucional

  • Nossa História
  • Equipe
  • Trabalhe Conosco
  • Integrações
  • Parceiros Comercial
  • Indicações
  • História de Sucesso
  • Blog
  • Material Gratuito
  • Maratona da Hospitalidae
  • Academia da Hospitalidade

Há mais de uma década inovando o setor da Hospitalidade!

Demonstração

Contato

Suporte

(46)3025-2515

comercial@bitzsoftwares.com.br

Instagram Youtube Linkedin

Endereço

R. Lídio Oltramari, 1628 – Fraron,
Pato Branco – PR, 85503-381

2025 © Bitz | Todos os direitos reservados