Existem muitas razões para tornar o seu hotel ecológico e sustentável. Você pode pensar em diminuir seu impacto sobre o meio ambiente, economizando eletricidade, reduzindo custos de mão de obra, operacionais, mantendo seus hóspedes sempre felizes. Vamos falar hoje sobre como deixar seu hotel ecológico e sustentável 100%! Confira!

Da mesma forma, sem falar na publicidade positiva e no ótimo marketing que acompanha uma acomodação verdadeiramente sustentável, queremos saber se você está pronto para começar?

Portanto, aqui estão 6 formas poderosas de tornar seu hotel ecologicamente correto.

Deixando seu hotel ecológico e sustentável

Hotéis em todo o mundo estão implementando uma infinidade de iniciativas verdes, como chuveiros inteligentes, instalações de energia solar e seleta de lixo. Porém, o que é certo para um hotel pode não ser certo – ou alcançável – para outros.

Assim, se você está interessado em ganhar mais abrangência, visibilidade e negócios, tornando-se verde, oferecemos um resumo de dicas e estratégias para levar as melhores práticas sustentáveis ​​para suas propriedades.

Vamos começar entendendo o que a sustentabilidade significa e por que é importante para a indústria hoteleira.

O que é um hotel ecológico e sustentável?

Na verdade, hotéis ecológicos e sustentáveis ​​são empresas que reduzem significativamente seu impacto ambiental por meio das melhores práticas verdes em:

  • Manutenção;
  • Serviços;
  • Logística;
  • Produtos;
  • Suprimentos, etc.

Portanto, os elementos principais giram em torno da redução do desperdício, economia de energia e redução do uso de água.

Desta forma, existem muitos passos que um hotel pode dar para se mover em direção à sustentabilidade. Assim, alguns deles são grandes despesas de capital, como a substituição do sistema HVAC; outros são fáceis de implementar e até de baixo custo.

Mas, por que os hotéis deveriam ser verdes?

Em conclusão, quando os hotéis se tornam ecológicos, eles causam menos danos ao meio ambiente, reduzem os custos e conquistam a boa vontade dos hóspedes.

Assim, a sustentabilidade no mundo dos negócios é essencial para alcançar o crescimento e satisfazer os clientes. Cada vez mais, os consumidores procuram empresas verdes e pagam mais por produtos e serviços ecológicos. Além disso, o negócio da vez é o investimento em ESG.

Desta forma, um em cada três consumidores prefere marcas sustentáveis, e a indústria de viagens está prestando atenção nisso. Por exemplo, o TripAdvisor, desenvolveu um programa mostrando hotéis com melhores práticas ecologicamente corretas para viajantes conscientes.

Além disso, os hotéis também podem esperar economizar ao se tornarem ecológicos. Mover-se em direção à sustentabilidade significa reduzir seu consumo de energia e água.

Agora, aqui estão as principais dicas de sustentabilidade nas diversas áreas de operação do seu hotel, com exemplos de práticas recomendadas ecologicamente corretas específicas a serem consideradas.

1. Lixeiras para reciclagem nos quartos de hóspedes

A maioria dos hotéis tem algum tipo de programa de reciclagem, seja reciclando plástico, papel ou vidro, reutilizando água da chuva para limpeza ou um programa de reciclagem diferente. Assim, até mesmo sabonetes usados ​​podem ganhar uma segunda vida com programas alternativos.

Além disso, há muitas maneiras de um hotel reciclar e reutilizar coisas, mas geralmente eles se esquecem de oferecer aos hóspedes opções de reciclagem em seus próprios quartos.

2. Promova transportes ecológicos

Forneça aos seus hóspedes informações sobre maneiras ecologicamente corretas de chegar à sua acomodação. No entanto, qual transporte público eles podem usar? Existe algum tipo de bus tour em que eles possam usar? Bicicletas que eles podem circular?

É uma forma de compensar essas altas emissões de CO2.

3. Use produtos de limpeza ecológicos

Os produtos de limpeza sintéticos contêm ingredientes prejudiciais, que podem ser prejudiciais à saúde nossa quanto para o planeta. Na verdade, eles liberam altos níveis de produtos químicos tóxicos no ar, na água e no solo, podendo causar alergias cutâneas, asma, queimaduras na pele e lesões oculares. Sem falar nos danos que causam ao meio ambiente.

Assim, muitos produtos de limpeza naturais são melhores para o meio ambiente porque não prejudicam o tanto como produtos de limpeza sintéticos.

Portanto, você pode evitar isso mudando para produtos de limpeza ecológicos!

4. Reutilize toalhas e lençóis

A maioria dos hotéis já tem um programa de reutilização de toalhas e lençóis para economizar água. Claro, você quer fornecer aos seus hóspedes lençóis e toalhas limpos todos os dias. Porém, a maioria das pessoas nem usa tantas toalhas em casa de qualquer maneira.

Assim, se você der aos seus hóspedes a opção de reutilizar a toalha, a única coisa que eles precisam fazer é pendurá-la. Se quiserem uma toalha limpa, podem colocá-la em uma cesta.

Além disso, a quantidade de água e dinheiro que você economiza pode ser enorme, pois resultará em menos lavanderia, menos consumo de água e menos trabalho para sua equipe de limpeza.

5. Adquira sua comida localmente

O transporte rodoviário (transporte de produtos alimentícios) são responsáveis ​​por cerca de 20% das emissões globais de CO2. Na verdade, ele tem um grande impacto ambiental. Portanto, comprar seus alimentos dos campos e fazendeiros próximos faz uma enorme diferença.

Desta forma, fornecer a esses hóspedes alimentos orgânicos de origem local irá garantir que eles fiquem felizes e contentes. Além disso, os ingredientes locais tornam a experiência gastronômica dos seus convidados mais única e autêntica.

6. Crie uma equipe verde

Peça aos funcionários interessados ​​em cada departamento que participem de uma ‘equipe verde’ para assumir a liderança na sugestão de melhores práticas ecológicas.

Assim, isso dá a eles um senso de propriedade das estratégias verdes e maior compromisso com a adoção de novas práticas.

7. Torne ecológico o processo de contratação e treinamento

Sim! Use videochamadas para as entrevistas iniciais, em vez de pedir aos candidatos que passem a se locomover até o local e não precisem imprimir longos currículos. Mantenha tudo de forma digital.

Oriente novos candidatos neste sentido e certifique-se de destacar os esforços de sustentabilidade do seu hotel na contratação.

8. Foco na eficiência

Este é o nome do jogo quando se trata de uma cultura corporativa verde. Assim, serviços que variam de check-in e check-out remoto, reduzem o uso de papel e podem até ajudar a minimizar o excesso de pessoal.

9. Automatize o que der no hotel ecológico

Os esforços de sustentabilidade nos quartos de hóspedes evoluíram além dos cartões. Como vimos, reutilizar toalhas, desligar o ar-condicionado ou apertar o interruptor de luz ao sair, hoje, até são práticas comuns. Assim, muitos hotéis estão eliminando as suposições com a tecnologia:

Desta forma, os chuveiros inteligentes limitam a duração dos chuveiros a um tempo predefinido, alertando os usuários quando o tempo está quase acabando.

Depois disso, os sensores da sala detectam automaticamente os níveis de luz, aumentando e reduzindo o brilho da lâmpada.

Além disso, termostatos com sensores de ocupação ajustam o aquecimento e as temperaturas AC. Assim, utilizando a tecnologia da Internet das Coisas (IoT), essas mesmas comodidades do quarto podem ser conectadas a aplicativos para que os hóspedes possam alterar as configurações remotamente.

E então? Curtiu essas 9 dicas de como organizar um hotel ecológico e mais sustentável? Deixe aqui suas novas ideias!

Veja também

Deixe um comentário